Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Charles se torna rei aos 73 anos e é o monarca mais velho a assumir o trono

O novo rei tinha apenas 3 anos quando a mãe assumiu o trono, após o falecimento do avô, o Rei George VI

O Liberal

Com a morte da Rainha Elizabeth II, Charles Philip Arthur George, o príncipe Charles, primeiro na linha de sucessão, é o novo rei britânico e se torna o monarca mais velho a assumir o trono, aos 73 anos. Ele é o mais velho dos quatro filhos que Elizabeth teve com príncipe Philip – que morreu em abril de 2021, aos 99 anos. As informações são do G1 Mundo.

Charles tinha apenas 3 anos quando a mãe assumiu o trono, após o falecimento do avô, o Rei George VI e recebeu o título de príncipe de Gales, tradicional do herdeiro do trono britânico, aos 9 anos. Ele também herdou outros títulos de seus pais, como Duque da Cornualha e Duque de Edimburgo.

VEJA MAIS

Príncipe Charles aceitou doação milionária da família de Osama Bin Laden, diz jornal
Um milhão de libras esterlinas (mais de seis milhões de reais na cotação atual), teriam sido transferidos à Fundação de Caridade do Príncipe de Gales (PWCF)

Príncipe Charles substitui rainha Elizabeth II em 'discurso do trono'
Elizabeth II só faltou ao evento outras duas vezes. Confira a linha de sucessão para o trono britânico

Príncipe Charles testa positivo para a Covid-19 pela segunda vez
A informação foi divulgada hoje pelo Twitter

Foi o primeiro herdeiro de Elizabeth II a ir para a escola e para a universidade. Cheam School, nos arredores de Londres, Gordonstoun, no norte da Escócia, e Trinity College, em Cambridge, foram algumas das unidades de ensino frequentadas pelo príncipe.

VEJA MAIS

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos, após 70 anos de reinado
Com saúde fragilizada desde o final do ano passado, a situação da monarca se agravou nos últimos dias

Quem é o primeiro a ser avisado caso a rainha morra? Veja detalhes da Operação London Bridge
O plano prevê que a família e os médicos da rainha estejam presentes na hora da morte

Um dos períodos mais polêmicos de sua vida envolveu o casamento com Diana Spencer, a carismática princesa Diana. A união dos dois foi oficializada em cerimônia acompanhada por 750 mil pessoas que assistiram ao vivo pela televisão e outras 500 mil que estiveram presencialmente entre a Catedral de São Paulo e o Palácio de Buckingham, no dia 29 de julho de 1981.

Um dos períodos mais polêmicos de sua vida envolveu o casamento com Diana Spencer, a carismática princesa Diana (Reprodução / Via Portal Meia Norte)

O casal teve dois filhos: o príncipe William, nascido em 1982 e o príncipe Harry, em 1984. Com o pai assumindo o trono, William passa a ser o primeiro na linha se sucessão. Na sequência, vem o filho dele e neto de Charles, o príncipe George.

Casamento

Diana e Charles enfrentaram anos de problemas conjugais, que resultaram na separação em agosto de 1996. Diana atribuiu o divórcio à recusa de Charles em terminar seu caso com a britânica Camilla Parker Bowles, considerada amante de longa data. Um ano depois, em 31 de agosto de 1997, Diana morreu vítima de um acidente de carro, em Paris, na França, enquanto fugia de um paparazzi.

Quase oito anos após a morte da princesa, Charles se casou com Camilla, em 2005. Ela se tornou, então, duquesa da Cornualha e agora vai se tornar “rainha consorte” – título que a rainha Elizabeth ll disse esperar que seja reconhecido. Uma rainha consorte tem a mesma posição social e o status do cônjuge, mas, historicamente, não possui os mesmos poderes políticos.

O novo rei já vinha assumindo as funções da mãe, em meio ao agravamento no estado de saúde dela. Em maio deste ano, por exemplo, foi a primeira vez na história do reinado de Elizabeth que o príncipe substituiu a monarca na abertura do Parlamento Britânico. Em 70 anos de mandato, Elizabeth II só havia faltado duas vezes ao discurso, nos anos em que ela estava grávida dos seus filhos Andrews e Edward.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO