Brasileiro com cálculo renal agoniza em hospital nos EUA sem socorro

Jones Brenon, em crise de dor intensa, não recebe assistência em unidade de saúde na Geórgia após mais de uma hora de espera

O Liberal
fonte

Um brasileiro com cálculo renal, identificado como Jones Brenon, implorou por socorro e agonizou no chão do Hospital Northside, em Canton, Geórgia, nos Estados Unidos. O caso, que veio à tona por meio de um vídeo, mostra que ele não recebeu atendimento médico por mais de uma hora, gerando indignação nas redes sociais.

Durante a gravação, Jones Brenon implora por socorro em inglês: “Somebody help me, please!” (“Alguém me ajuda, por favor!”). Ele permanece no chão da unidade hospitalar, e, segundo seu próprio relato, ficou por mais de uma hora no local sem receber medicação ou qualquer tipo de assistência médica. As informações são do D24am Mundo.

Repercussão nas redes sociais e comparação com o SUS

A falta de atendimento ao brasileiro com cálculo renal nos EUA gerou ampla repercussão e críticas nas redes sociais. O caso chamou atenção também pela comparação com o sistema de saúde brasileiro. No Brasil, crises de cálculo renal são classificadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como atendimento prioritário, devido à dor intensa e ao risco de complicações.

VEJA MAIS

image Atores de 'Stranger Things' comentam pedidos de fãs brasileiros: 'Amam a gente lá'
Jake Connelly e Jamie Campbell Bower repercutiram fenômeno nas redes sociais após enxurrada de comentários do público brasileiro

image Curta brasileiro entra em lista de pré-indicados ao Oscar; conheça 'Amarela'

Custo do tratamento e relatos de outros brasileiros

Nos Estados Unidos, o atendimento hospitalar está diretamente condicionado à cobertura de um plano de saúde apresentado na entrada da unidade. O tratamento para problemas renais pode variar entre US$ 3,5 mil e US$ 15 mil, dependendo da gravidade do quadro. Em casos que exigem internação, os custos podem dobrar.

A situação do brasileiro gerou comentários de indignação nas redes sociais, com muitos classificando-a como "desumana". "Essa é uma dor insuportável, já tive muitas crises renais e não desejo isso para o meu pior inimigo", comentou um internauta.

Outra usuária relatou uma experiência semelhante vivida no país. "Sofri um acidente de carro nos EUA, bombeiros me tiraram de dentro do carro e me levaram para o hospital, só fui atendida depois de 4 horas, fiz um raio-x e uma tomografia, custou 8000 dólares, não fiquei internada e nem tomei medicação. Ainda bem que eu tinha seguro", afirmou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO