Brasil pede coração de Dom Pedro I a Portugal para comemoração do bicentenário da independência
Coração de Dom Pedro I está mumificado e conservado na cidade do Porto

O Brasil pediu oficialmente a Portugal o traslado do coração de Dom Pedro I para o território brasileiro, para as comemorações do bicentenário da independência do Brasil. Foram feitos contatos preliminares com as autoridades locais guardiãs do coração, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e a Câmara Municipal do Porto, como explicou o embaixador brasileiro George Prata, à agência Lusa. As informações foram divulgadas pelo portal Sic Notícias, de Portugal.
Ao ser perguntado se o pedido oficial para a trasladação do coração do monarca já tinha sido feito pelo governo brasileiro ao Executivo português, o diplomata confirmou. Ele informou ainda que as autoridades portuguesas têm manifestado muito boa vontade e estão prontos a examinar com muita atenção o pedido brasileiro.
VEJA MAIS
“Temos ainda uma expectativa de que o coração possa vir. Seria bom para a comemoração conjunta do Brasil e Portugal do bicentenário”, porque D. Pedro foi “uma personalidade importante para os dois lados”, declarou o embaixador, que é um dos coordenadores das comemorações do bicentenário da independência do Brasil.
O diplomata explica que a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, guardiã do coração, pediu uma avaliação técnica à Faculdade de Medicina do Porto para saber das verdadeiras condições do coração e se ele pode ser efetivamente trasladado temporariamente para o Brasil, sem sofrer danos. Por isso, o Brasil aguarda pelos resultados da avaliação técnica ao coração, que está a ser feita pela instituição.
O rei D. Pedro I, que foi para Portugal D. Pedro IV, conduziu o Brasil, antiga colônia portuguesa, à independência. O corpo dele se encontra na cripta imperial, localizada no Parque da Independência, em São Paulo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA