Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Brasil pede coração de Dom Pedro I a Portugal para comemoração do bicentenário da independência

Coração de Dom Pedro I está mumificado e conservado na cidade do Porto

O Liberal

O Brasil pediu oficialmente a Portugal o traslado do coração de Dom Pedro I para o território brasileiro, para as comemorações do bicentenário da independência do Brasil. Foram feitos contatos preliminares com as autoridades locais guardiãs do coração, a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa e a Câmara Municipal do Porto, como explicou o embaixador brasileiro George Prata, à agência Lusa. As informações foram divulgadas pelo portal Sic Notícias, de Portugal.

Ao ser perguntado se o pedido oficial para a trasladação do coração do monarca já tinha sido feito pelo governo brasileiro ao Executivo português, o diplomata confirmou. Ele informou ainda que as autoridades portuguesas têm manifestado muito boa vontade e estão prontos a examinar com muita atenção o pedido brasileiro. 

VEJA MAIS

Princesa do Japão que já esteve no Pará se casa com Plebeu e deixa família imperial
Mako também abriu mão do dote, de mais de R$ 5 milhões, que teria direito por deixar o título

Nome da travessa 14 de Março lembra imperatriz 'Mãe dos Brasileiros'; ouça
Data é aniversário da princesa Thereza Cristina, esposa de dom Pedro II. Casal visitou a capital paraense em 4 de abril de 1876

Laudêmio: entenda sobre a taxa que moradores de Petrópolis pagam para os herdeiros de Dom Pedro II
Após o temporal da última terça-feira (15), que resultou em mais de 150 mortes, a Taxa do Príncipe, como é chamada, tem sido cada vez mais questionada

“Temos ainda uma expectativa de que o coração possa vir. Seria bom para a comemoração conjunta do Brasil e Portugal do bicentenário”, porque D. Pedro foi “uma personalidade importante para os dois lados”, declarou o embaixador, que é um dos coordenadores das comemorações do bicentenário da independência do Brasil.

O diplomata explica que a Irmandade de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, guardiã do coração, pediu uma avaliação técnica à Faculdade de Medicina do Porto para saber das verdadeiras condições do coração e se ele pode ser efetivamente trasladado temporariamente para o Brasil, sem sofrer danos. Por isso, o Brasil aguarda pelos resultados da avaliação técnica ao coração, que está a ser feita pela instituição.

O rei D. Pedro I, que foi para Portugal D. Pedro IV, conduziu o Brasil, antiga colônia portuguesa, à independência. O corpo dele se encontra na cripta imperial, localizada no Parque da Independência, em São Paulo.

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO