CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Na praça do Marex, moradores reclamam do lixo e acúmulo de entulhos

Na rua do Contorno, localizada ao lado da praça, no bairro Val-de-Cans, resíduos têm sido deixados nas calçadas

Vitória Reimão, com a colaboração da leitora Brenda Mendes
fonte

Moradores dos arredores da Praça Dom Mário Miranda de Villas Boas, conhecida como Praça do Marex, em Belém, reclamam da falta de limpeza e da grande quantidade de lixo que é jogada na área. Na rua do Contorno, localizada ao lado da praça, no bairro Val-de-Cans, há uma fileira de lixo que tem sido deixado nas calçadas por toda a extensão da rua, segundo os residentes.

A publicitária Brenda Mendes, 35, mora em frente à praça e alega que o problema é recorrente há dois anos. Ela também diz que faz anos que a praça não recebe manutenção ou limpeza. "Está dando ratos e é muito lixo. O órgão público nunca resolveu o problema e, por isso, a sujeira está se acumulando", contou.

VEJA MAIS: 

image Praça do Marex está abandonada pelo poder público, afirmam moradores
O local apresenta vários pontos de lixo, além de galhos de árvores caídos há mais de um mês

image Moradores do Marex reclamam de alagamentos e bueiros entupidos em várias ruas do Conjunto
A vizinhança têm passado por vários transtornos devido ao entupimento dos bueiros e o aumento das chuvas neste período do ano

De acordo com Brenda, os moradores não sabem ao certo quem são os responsáveis pelo lixo deixado no trecho, mas acreditam que pessoas de fora da comunidade, como carroceiros, estariam jogando a sujeira em pontos da praça no período da noite, quando não há movimentação.

"Crianças brincam nesta praça. O odor é horrível na casa da minha mãe e no resto da vizinhança. Estamos vivendo no meio do lixo praticamente. Não sabemos ao certo quem estaria jogando, pois acredito que jogam à noite, já que amanhece cheio de lixo", disse a publicitária.

Os moradores pedem pela limpeza, mas também solicitam que sejam feitas campanhas de conscientização no local, além da colocação de placas e sinalização para que os lixos não sejam mais despejados na área. "O sentimento é de indignação. Temos crianças em casa, também ficamos preocupados com doenças", pontuou Brenda.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, em nota, que irá verificar a situação relatada e programar os serviços de limpeza no local citado. O órgão também comunicou que disponibiliza o Zap-Entulho, serviço que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. Ele pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no WhatsApp: 91 98499-0059. 

"Vale ressaltar que, de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato. A Sesan solicita à população que contribua com essa fiscalização e, ao observar o descarte irregular de entulho em local indevido, entrar em contato imediato com o órgão", disse a Sesan.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER