CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores alertam para abandono de parque em Ananindeua; Sema anuncia revitalização

Denunciantes contam que a área está sendo usada como abrigo de usuários de drogas e criminosos

Carolina Mota

O Museu Parque Seringal, localizado no município de Ananindeua, no bairro da Cidade Nova 8, encontra-se em estado de abandono há pelo menos dois anos, segundo denúncias enviadas à equipe do Eu Repórter. Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) informou que fará a “abertura de novo processo licitatório para reformar a área”, que passará por uma revitalização. “O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (Sesan)", afirmou a pasta.

Os relatos enviados para a reportagem afirmam que as calçadas, assim como os brinquedos, estão deteriorados e cobertos por vegetação. Os espaços destinados ao estudo das árvores locais apresentam sujeira pela falta de uso, além de cadeiras, mesas e até parte do forro estarem quebrados.

A guarita, onde deveria ter equipes de plantão para fazer a segurança do local, está abandonada e, supostamente, sendo usada como abrigo para usuários de drogas e de criminosos que passaram a cometer roubos e furtos no local. “A gestão do espaço informa que não tem conhecimento de nenhum caso nesse sentido”, diz o texto. “Quanto à segurança, a Sema solicitará a realização de rondas mais frequentes da Guarda Municipal no parque”, informou, em nota, a Secretaria.


VEJA MAIS

image É Pará Isso: Parque Seringal e a memória da Economia da Borracha no coração de Ananindeua
A produtora de conteúdo Izabela Nascimento apresenta o local, que é de visitação gratuita na Cidade Nova

De acordo com um morador, que optou por não se identificar, o local era bastante utilizado por idosos que praticavam caminhadas, mas agora as pessoas evitam frequentar o espaço por medo de assaltos ou de acidentes. "As calçadas estão cheias de pequenos buracos, então a gente tem medo de andar por lá e tropeçar, fora os 'bandidos' que ficam por lá ameaçando todo mundo", diz.

Além do cenário apresentado, as denúncias mostram que a calçada da entrada do parque, na WE 36, está sendo usada para práticas de descarte irregular de lixo, onde os moradores convivem com a sujeira e com um forte odor que exala do local.

Seringal

O museu foi inaugurado em 2012, em um terreno que era usado como lixão ilegal, com o intuito de levar à comunidade local um espaço visto como unidade de conservação de interesse ecológico, mas os moradores afirmam que o parque está esquecido e voltando e corre grande risco de voltar a ser um "lixão".

"Isso é uma falta de respeito com quem vive aqui na área e também com o meio ambiente. Não é porque vivemos na periferia que não podemos ter espaço de lazer", diz um dos denunciantes.

Veja a nota completa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) informa que realiza a manutenção constante do parque em relação à limpeza e roçagem. A secretaria informa também que no ano passado realizou serviços de melhoria nos brinquedos e calçada interna. Porém, abrirá novo processo licitatório para reformá-los. Quanto à segurança, a Sema solicitará a realização de rondas mais frequentes da Guarda Municipal no parque. Sobre a denúncia de possível abrigo para usuários de drogas, furtos e outros atos inadequados ao local, a gestão do espaço informa que não tem conhecimento de nenhum caso nesse sentido. O parque passará por uma revitalização e o projeto já foi solicitado para a Secretaria de Saneamento e Infraestrutura (Sesan).”

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o WhatsApp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER