Lixo e falta de saneamento no Tapanã prejudicam moradores, afirmam denúncias

O conjunto Antônio Teixeira estaria há mais de um ano sem o serviço de saneamento básico

Carolina Mota, com a colaboração do leitor Wander Tolosa
fonte

Descaso, abandono e falta de saneamento são alguns dos motivos que levaram os moradores do conjunto Antônio Teixeira, localizado no bairro do Tapanã, a procurarem a equipe do Eu Repórter.

Registros enviados à redação de O Liberal mostram a esquina da Travessa 10, atrás da feira do Cordeiro de Farias, com bastante entulho, lixo doméstico e mato, o que atrai animais transmissores de doenças, como ratos e pombos, além do mosquito da dengue, devido o acúmulo de água da chuva que fica no local.

Residentes da área reclamam que várias solicitações foram feitas à prefeitura do município, sendo a última realizada há cinco meses, que informou que uma visita técnica seria feita no local. Entretanto, eles afirmam que o conjunto está há mais de um ano sem qualquer limpeza ou visita por parte dos órgãos competentes. 

VEJA MAIS

image Falta água há mais uma semana em bairro de Marituba, afirmam denúncias
Moradores do bairro Almir Gabriel reclamam da falta de abastecimento do serviço


image Vala obstruída prejudica moradores do bairro de São Brás, em Belém
O forte cheiro e possíveis doenças são os principais motivos das reclamações


image Moradores do Curuçambá, em Ananindeua, reclamam da falta de iluminação pública
A rua Bonfim e as paralelas das ruas Tapera, Nova Cintra e Mucucuau não possuem iluminação adequada

De acordo com informações dos residentes, a situação começou quando funcionários da prefeitura realizaram uma podagem nas árvores da área e deixaram os galhos jogados no chão. Com o passar dos dias, os carregadores de entulho passaram a jogar lixo no local.

"Se a prefeitura tivesse levado os galhos das árvores, isso não teria acontecido", afirma Wander Tolosa, de 47 anos, que é filho de uma idosa que mora nas proximidades do local.

Segundo Tolosa, também há os que ateiam fogo nos entulhos. Ele diz que a fumaça intensa invade as casas, o que leva sua mãe Odete Tolosa, de 82 anos, assim como outros moradores a fecharem as residências por completo, a fim de amenizar os efeitos da queimada.

Ainda de acordo com as denúncias, os que moram perto do descarte irregular são os mais afetados, pois os ratos invadem as casas agravando ainda mais a situação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informou, por meio de nota, que a área citada está no cronograma de limpeza de vias e o serviço deve ocorrer até o fim deste mês.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site https://eureporter.grupoliberal.com/ ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Carolina Mota, estagiária, sob supervisão de Eduardo Laviano)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER