Tênis de Mesa: atleta fala sobre crescimento da modalidade no Pará

Neste final de semana, será realizado a terceira etapa do Campeonato Paraense

Aila Beatriz Inete
fonte

A terceira etapa do Campeonato Paraense de Tênis de Mesa ocorre neste final de semana, no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), no Umarizal. Cerca de 150 atletas vão competir. Em entrevista com a equipe de Esportes de OLiberal.com, o vencedor da última edição da competição, João Oliveira, falou um pouco mais sobre a modalidade. 

O mesa-tenista está no esporte há cerca de 19 anos. João começou a praticar o ping-pong, como é popularmente conhecida a modalidade, por meio de um projeto social realizado no bairro Sideral, na Escola Nagib Coelho. Desde então, o atleta não parou mais e acumula inúmeros títulos na carreira, como, Campeonatos Paraense e Copas do Brasil. 

João Oliveira é atleta e representante da Associação Paraense de Tênis de Mesa (APTM). Segundo o mesa-tenista, a modalidade tem crescido aqui no Pará e o esporte pode trazer benefícios para os praticantes. 

Confira a entrevista: 

OLiberal: Como é o atual cenário do tênis de mesa aqui no Pará? Se comparado com outros anos, está melhor? 

João Oliveira: O Pará vive um momento muito bom na modalidade. A quantidade de clubes praticantes aumentou, estamos em uma etapa de interiorização do esporte. Atualmente temos times nos municípios de Barcarena, Marabá, Paragominas, onde o tênis de mesa vem crescendo com participantes das cidades aos arredores, que se integram e disputam competições estaduais e pequenos torneios nessas regiões [do interior]. Na capital, o esporte vem sendo alavancado, os times têm investidos em material, escolinha e técnicos, os diretores têm abraçado os projetos sociais que buscam novos atletas. 

VEJA MAIS 

image Atletas paraenses fazem bonito em circuito nacional de Tênis de Mesa
Competição disputada no Rio de Janeiro reuniu grandes nomes do esporte. Leonardo Leone, Victor Lourenço e Jucival Reis defenderam as cores do Estado

image Segunda etapa do Campeonato Paraense de Tênis de Mesa ocorre em Belém, neste fim de semana
Competição reúne 150 atletas no Núcleo Esportivo da Seduc, na Travessa Dom Romualdo Coelho, no bairro do Umarizal

image Terceira etapa do Campeonato Paraense de tênis de mesa ocorre neste final de semana, em Belém
Cerca de 150 atletas disputam o torneio entre os dias 18 e 19 de junho, no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer

OL: Quais as principais características que um tenista de mesa tem e como funciona uma partida?

JO: Não existe uma característica peculiar para ser um mesa tenista, esse é o mais legal da modalidade, nem um biótipo físico específico, o que a torna altamente inclusiva. As partidas são disputadas da forma individual ou em dupla, onde são jogadas em quantidades de sets ímpares (3, 5 ou 7), de 11 pontos cada, sendo dois saques para cada atleta, independente de quem faça o ponto. 

 (Arquivo pessoal)

OL: Como você vê o apoio para o crescimento da modalidade?

JO: Nos últimos anos, a atual gestão da Federação tem se empenhado, junto com os clubes, para realizar um trabalho que tem mostrado bons resultados. Além disso, tem o trabalho desenvolvido pela Confederação Brasileira (CBTM) através dos pólos de desenvolvimento e os atletas têm recebido um grande apoio de empresas que investem no esporte. 

OL: Que tipos de benefícios o tênis de mesa pode trazer para o corpo ou até para a mente?

OL: Além de ser uma ótima opção de lazer, o tênis de mesa ensina valores como respeito e fair play. Ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, na queima de calorias, é um ótimo exercício para a mente através de tomadas de decisões em um curto espaço de tempo,  serve de terapia (há diversos estudos científicos na área) e é uma importante ferramenta de inclusão.

OL: Você mencionou que além do Paraense, também se prepara para disputar outras competições pelo Brasil. Queria saber como está a expectativa para essas competições. 

JO: Estamos com uma expectativa bem grande para a próxima competição nacional, que será no Rio  de Janeiro, no final de julho. Estaremos trazendo o ex-atleta da Seleção Brasileira Cazuo Matsumoto em outubro para nos ajudar na preparação para o Campeonato Brasileiro de equipes. Vamos seguir treinando e buscando os melhores resultados nas competições que antecedem [a principal].

(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES