CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Skate: falta de pistas no estilo 'park' afasta do Pará competições na modalidade

Para o presidente da FPSk a construção de uma pista no estilo seria inovação no norte: 'Nem Manaus tem'

Andréia Santana
fonte

Começa nesta quarta-feira (8) o Campeonato Mundial de Skate no estilo “park”, realizado nos Emirados Árabes, que, mesmo acontecendo este ano, é válido pela temporada de 2022. A competição, que conta pontos para o ranking olímpico, terá a participação de 22 atletas brasileiros, entre eles Dora Varella, Isadora Pacheco, Pedro Barros e Pedro Quintas. No Pará, o Skate vem se tornando muito popular, no entanto existe um obstáculo para os atletas: a falta de pistas no estilo park. 

Para o presidente da Federação Paraense de Skate (FPSk), Mauro Abelha, a construção de uma pista no estilo park no estado seria inovadora, já que em todo o Pará só existem pistas no estilo Street. 

“Tenho cobrado a construção de uma pista de park no nosso estado. Vai sair uma pista em Salinas, que é o point do verão no nosso estado, e o projeto não foi feito em estilo park e sim street. Falo para todo mundo que o primeiro prefeito que fizer uma pista de park no nosso estado vai sair na frente. Nem Manaus tem pista no estilo park”, disse.

VEJA MAIS

image Rayssa Leal, a 'Fadinha', leva Mundial de Skate Street nos Emirados Árabes; vídeo
Brasilieras Gabi Mazetto ficou na 6ª posição e Pâmela Rosa, na 8ª

image Esportes radicais ganham novo espaço em Ananindeua, com área para skate, patins, BMX e slackline
Local possui mais de 5 mil m² de área construída no bairro do Curuçambá, na Região Metropolitana de Belém, sob o custo aproximado de R$ 2,3 milhões

image Skate Social: Terapia das crianças do Paar que chegou longe
O projeto ajuda crianças de várias idades através deste esporte que ganhou evidência nos últimos anos, passando a ser olímpico

Por enquanto, segundo Abelha, existe a previsão de uma pista no estilo park ser construída no antigo Iate Clube, ele tenta mudar o projeto para uma construção a nível internacional. No Brasil, apenas sete cidades têm pistas no estilo park, são elas: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Criciúma, Salvador e Recife. 

"Para se ter uma ideia o campeonato mais rico do Brasil, o Skate Total Urbe, só acontece nas cidades em que tem pista de street e park. Não temos onde ter campeonato paraense de park, para preencher vagas que tenho direito no (Campeonato) Brasileiro de Park que abre as portas para as Olimpíadas”, declarou o presidente. 

No Skate, são duas as principais modalidades de competição: park e street. A park é uma modalidade mais elaborada, com pistas especiais pensadas por skatistas para que o atleta possa, em 45 segundos, tornar as manobras mais divertidas. Já a modalidade street, é o que o nome já diz: rua. Obstáculos de rua, como corrimãos e escadarias, são colocados dentro de uma pista. 

image Pista no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, é exemplo de espaço no estilo 'park' (Lincoln Chaves/Agência Brasil)

Enquanto continua sem pistas park, o calendário de competições definido pela FPSk segue somente em pistas no estilo street. “Vamos ter o Circuito Paraense de Street 2023 com 3 etapas, e existe a previsão de fazer a Seletiva Paraense De Street 2023, mas isso é algo que ainda vai ser decidido em reunião com a CBSK”, finalizou.

Campeonato Mundial

Mundial de Sharjah acontecerá em quatro etapas e em todas os skatistas terão a chance de realizar três voltas de 45 segundos, a melhor nota vai ser contabilizada. As regras são as mesmas para homens e mulheres. Ao todo 32 atletas avançam para as quartas de final: os melhores colocados nas classificatórias, os cinco melhores atletas do mundo e os medalhistas olímpicos, já classificados nas olimpíadas. Pedro Barros é o único brasileiro já pré-classificado. 

A pista onde a competição será realizada é um projeto considerado especial: o medalhista olímpico de Tóquio 2020, Keegan Palmer, ajudou a projetar. Ela terá um formato mais oval, explorando altura e com bastante espaço para os skatistas realizarem suas manobras. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES