CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Crossfit: modalidade ganha vertente com natação e atrai mais adeptos à prática de exercícios

Burn e Stamina são duas das modalidades derivadas do Crossfit que fazem sucesso em um Centro de Treinamento, em Belém

Andréia Santana
fonte

Aderir à prática de exercícios para ter uma vida mais saudável tem sido um desafio que muitas pessoas têm colocado na rotina. Para quem quer fugir da habitual musculação em academias, o crossfit se tornou uma opção popular e, com modalidades variadas, tem atraído diversos praticantes. 

No centro de treinamento Bel01, em Belém, além do tradicional crossfit, eles ofertam as modalidades Burn e Stamina, que utilizam dos exercícios do crossfit atrelados a outros esportes, como a natação, e tem atraído um público cada vez maior. Segundo o personal trainer Yuri Pinto, responsável pelas aulas de Stamina, a modalidade nasceu por conta da demanda de um compilado de estímulos durante a prática de exercícios. 

“A Stamina refere-se a uma aula onde são introduzidos os estímulos do treinamento funcional e da natação. Esta turma nasceu por recorrentes treinos realizados entre alunos e coaches, aos fins de semana, onde a demanda por esse compilado de estímulos se manteve firme. Assim sendo, nada mais justo do que perpetuar este momento e criar um espaço especial para os alunos desta modalidade, agora denominada B. Stamina”, explicou.

Já o Burn é um treinamento focado para quem quer perder alguns quilos com exercícios de alto impacto, como explica a professora responsável pela modalidade, Vannuccy Reis.

 “O Burn é uma aula com alto foco no emagrecimento e, consequentemente, performance. Nesta aula, encontram-se os estímulos cardiovasculares, bem como exercícios de velocidade, agilidade, coordenação, precisão, resistência física, cardiorrespiratória e força. Definitivamente, uma aula com alto astral e alta intensidade do início ao fim”, contou.

VEJA MAIS

image Irmã Marluce, de 61 anos, viraliza nas redes sociais com treinos de crossfit; vídeo
Crossfiteira têm conquistado internautas ao mostrar determinação e foco nas atividades físicas


image Atividade física na terceira idade: crossfit é boa opção para se manter saudável e ativo
Rosangela Menezes, de 70 anos, dá o exemplo. Além do crossfit, musculação e pilates são algumas das atividades que podem ser aliadas para quem busca se manter saudável com o passar dos anos


image Crossfiteira grávida publica vídeo de treino intenso e web reage; vídeo
O registro já acumulou um impressionante número de 3,9 milhões de visualizações, exibindo a Capitã Gabriela realizando exercícios de alto desempenho mesmo encontrando-se grávida de nove meses


 

Para os responsáveis pelas modalidades que estão se popularizando, os benefícios para quem pratica são inúmeros, que vão muito além do emagrecimento, que acaba sendo uma consequência. 

“Os benefícios que vão desde a capacidade da melhora nas condições cardiorrespiratórias, mas também na manutenção da força muscular, trabalho de mobilidade; ajuda também diretamente na promoção do emagrecimento e contribui nos níveis hormonais do praticante, com a endorfina, serotonina. Estes hormônios são responsáveis pela promoção do bem-estar pós-treino do praticante, onde a ação dos mesmos podem ser percebidos ao longo do dia”, contou Yuri.

A professora Vanuccy explica ainda que, para quem quer iniciar nas práticas de exercícios aos poucos, e não possui experiência, o Burn pode ser a melhor opção para começar. 

“Para um aluno que pretende dar início às práticas de exercício físico, o Burn se torna a primeira opção, pois ainda sendo uma aula voltada para a alta dinâmica e intensidade, o aluno consegue limitar esses esforços através do seu nível atual de condicionamento, e também com o manejo do professor”, disse.

crossfit

Virou competição

A popularidade das modalidades foi tanta, que o CT Bel01 iniciou uma competição que reúne as práticas da Stamina e do Burn: o StamBurn. A primeira edição do evento ocorreu no dia 20 de maio e atraiu muitos praticantes, que competiram em equipes.

“Através dos coaches das aulas do Stamina e Burn, pensando em diversificar e promover um fim de semana imersos em desafios extremos, nasceu o então Áqcua Endurance. Em sua primeira ocasião, no ano de 2020, com uma adesão forte por parte dos alunos, e uma resposta positiva pós-evento. Hoje, em nova formação e completamente repaginado, realizamos o StamBurn 2024”, explicaram os personais.

“Todos os atletas e times foram assistidos e avaliados por um árbitro específico para a competição. Em todas as provas selecionadas para o evento, estes atletas foram sendo observados nos quesitos de padrões de movimento e execução da série determinada para a prova”, finalizaram.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES