Copa do Mundo 2022: com o fim da primeira fase, veja os placares mais inusitados no Catar

A Copa do Catar reservou várias surpresas que nem os mais pessimistas poderiam prever, incluindo a eliminação precoce de seleções favoritas ao título

O Liberal
fonte

A Copa do Mundo reserva emoções do primeiro ao último jogo. No histórico das competições, os 32 participantes chegam ao país sede em diferentes condições, o que pressupõe certo favoritismo em campo. Na prática, todavia, a Copa mostra porque é o torneio mais esperado e ao mesmo tempo, mais inusitado do planeta. De "Zebra" em zebra, a primeira fase chega ao fim e, com ela, alguns gigantes da bola deram o adeus precoce, mostrando que o futebol continua sendo uma bela caixinha de surpresas. 

Na largada do grupo C, a Argentina sofreu o primeiro revés improvável, ao ser derrotada por 2 a 1, para a Arábia Saudita. A seleção sucumbiu de forma trágica e nem mesmo o gol de Lionel Messi, ainda no primeiro tempo, deixou o time mais confortável para a etapa complementar. Os árabes pressionaram e saíram de campo com a vitória e um golaço de Al-Dawsari. A estreia, no entanto, foi superada com duas vitórias seguidas sobre o México e a Polônia, que garantiram a classificação no primeiro lugar da chave.

Pelo grupo D, a maior surpresa aconteceu na partida da terceira rodada entre França e Tunísia, vencida pelos norte-africanos por 1 a 0. De certo que os franceses já estavam classificados quando perderam, mas o fato do adversário, na época, estar em condições de classificação, fez com que os jogadores dessem a vida por uma bola, fato que aconteceu aos 12 da etapa final, marcado por Khazri. O gol, no entanto, não foi suficiente e o time terminou a chave em terceiro lugar. Melhor para França e Austrália, que seguem na Copa. 

Alemanha eliminada 

Uma das maiores zebras, no entanto, aconteceu no grupo E, na estreia da tetracampeã Alemanha, que caiu diante do Japão, pelo placar de 2 a 1. A derrota repetiu o feito de 2018, quando os alemães perderam para a Coreia do Sul e saíram ainda na primeira fase. Este ano, Gündogan abriu de pênalti pela Alemanha, enquanto Doan e Asano fizeram os gols da virada. Na sequência, os alemães empataram com a Espanha e venceram a Croácia, mas acabaram em terceiro e, portanto, saíram do Catar pela porta dos fundos. 

SAIBA MAIS

image Copa do Mundo 2022: Coreia do Sul vence Portugal de virada, se classifica e elimina Uruguai
O gol coreano saiu nos acréscimos e eliminou Uruguai, que venceu Gana por 2 a 0. Coreia do Sul pode pegar o Brasil nas oitavas


image Copa do Mundo 2022: Uruguai vence Gana, mas as duas seleções são eliminadas
Coreia do Sul se classificou às oitavas do Mundial


image Copa do Mundo 2022: Alemanha vence a Costa Rica, mas é eliminada novamente na fase de grupos
Vitória do Japão sobre a Espanha despachou os alemães

Aliás, o grupo E trouxe as maiores zebras desta edição. Não bastasse a Alemanha cair na fase de grupos, o Japão protagonizou outro "escândalo", quando resolveu aprontar para cima da Espanha e venceu de virada por 2 a 1, na terceira rodada. Naquela altura, as duas seleções ainda lutavam pelas duas vagas. Ainda no primeiro tempo, Alvaro Morata abriu para os espanhóis, mas Doan e Tanaka empataram e viraram, deixando os japoneses em primeiro no grupo, seguido da Espanha.

Outra seleção que viu o favoritismo cair por terra foi a poderosa Bélgica, que perdeu para a Marrocos pelo placar de 2 a 0, pela segunda rodada da primeira fase. Depois de vencer o Canadá na estreia, a seleção de Lulaku perdeu ritmo, caiu diante dos africanos e empatou com a Croácia, decretando o terceiro lugar e a eliminação também precoce. Ao ser eliminado, o atacante Lulaku desferiu um soco na proteção do banco de reservas enquanto caminha para o banco de reservas antes do adeus definitivo, para o alívio de Marrocos e Croácia, os dois classificados. 

No grupo H, a surpresa ficou por conta da seleção portuguesa, que já classificada, afrouxou em campo e acabou derrotada pela Coreia do Sul, pelo placar de 2 a 1. Entretanto, a seleção de CR7 já estava classificada e baixou a guarda diante dos coreanos, dificultando a vida do Uruguai, que venceu a seleção de Gana, mas acabou desclassificada graças ao saldo de gols, que alçou às oitavas Portugal e Coreia do Sul. 

Brasil cai diante de Camarões

A última grande "zebra" da primeira fase ficou por conta da maior favorita, a Seleção Brasileira. Na terceira e última partida da fase de grupos, o time do técnico Tite não resistiu e caiu diante da seleção camaronesa, por 1 a 0, contando com um time inteiramente reserva. A ideia do treinador era poupar os jogadores para as oitavas e dar ritmo de jogo aos atletas que ainda não haviam estreado. Apesar disso, o que se viu foi uma atuação apagada e a primeira derrota, graças ao gol do atacante Aboubakar nos acréscimos.

Apesar do resultado, o Brasil manteve o primeiro lugar no grupo com seis pontos. Na próxima fase, a seleção encara a Coreia do Sul, a partir das 16 horas desta segunda-feira, no estádio 974, 

Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES