Dia do Capoeirista celebra corpo, mente e identidade cultural que atravessa o tempo

A prática do esporte que mistura luta, dança e música exige preparo físico, consciência corporal e estratégia dos seus praticantes

O Liberal
fonte

Celebrado em 1º de agosto, o Dia do Capoeirista homenageia uma das manifestações culturais mais marcantes do Brasil. Misturando música, dança e luta, a capoeira é mais do que uma arte marcial — é resistência, história e identidade nacional.

Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a prática exige preparo físico, consciência corporal e estratégia. Para quem vive a capoeira no dia a dia, como a jovem Lilian Yasmin, de 19 anos, a roda é um espaço de superação constante.

image Yasmin triunfou no Mundial do grupo Muzenza. (Arquivo Pessoal)

“A capoeira se tornou a parte mais essencial da minha vida por fortalecer minha alma, mente e corpo”, conta Yasmin, que pratica desde os 7 anos, por influência do pai e hoje faz parte do grupo Muzenza, um dos maiores do mundo, presente em mais de 62 países e 24 estados brasileiros.

Ela carrega no currículo títulos importantes, como o 12º Mundial de Capoeira do Grupo Muzenza, além de quatro conquistas no Campeonato Ginga e Mandinga e três no tradicional Ver-o-Peso da Capoeira.

VEJA MAIS

image Quilombos urbanos: a resistência silenciosa da capoeira em Belém
Em Belém, núcleos da arte marcial proliferam longe do centro da cidade, em locais onde, quase sempre, as políticas públicas não conseguem alcançar

image Projeto social de Bujaru revela atletas de capoeira e MMA no Pará
Iniciativa liderada pelo mestre Erik Silva promove esporte em comunidades e já classificou representantes para torneios nacionais e internacionais

image Capoeirista de Castanhal participa de campeonato mundial de artes marciais
O Gamma World MMA será de 16 a 22 de junho em São Paulo

Para Yasmin, a capoeira vai além da técnica, reunindo o preparo mental aliado e muita concentração, além de respeito com o oponente.

"A capoeira é um encontro entre corpo, alma e história. É expressão, ritmo e arte. Quando você joga capoeira, seu corpo se comunica com a música. Instrumentos como berimbau, atabaque e pandeiro criam um ambiente que mexe com as emoções. A musicalidade ensina a escutar e respeitar o tempo do outro. É uma forma de se expressar, se libertar e se nutrir espiritualmente."

Atualmente morando em Curitiba, ela destaca a importância do preparo físico e mental. “A roda exige muito do corpo e da mente. Para aguentar, é preciso trabalhar o condicionamento físico de forma ampla: mobilidade, agilidade, força, coordenação e resistência — sempre respeitando o ritmo de cada um", encerra. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES