30 anos da morte de Ayrton Senna: relembre choro de Michael Schumacher ao superar recorde do rival

Há 23 anos, o piloto alemão se emocionaria ao falar sobre recorde em Ímola, no GP da Itália

Alice Mendonça

Michael Schumacher conquistou uma de suas vitórias mais importantes na caminhada rumo ao tricampeonato mundial. O alemão venceu de ponta a ponta um Grande Prêmio da Itália no dia 10 de setembro de 2000, que também ficou marcado por um grave acidente que tirou a vida de um fiscal de pista. Schumacher quebrou o recorde de Ayrton Senna, chegando a 66 poles em Ímola, mesma pista onde o brasileiro morreu 12 anos antes.

Durante uma coletiva de imprensa após a corrida, Michael foi questionado sobre o que aquela vitória significava para ele. “Não tenho palavras. Estou muito feliz, mas esgotado. Esta vitória significa muito para mim”, disse o campeão alemão até desmoronar em lágrimas e ser amparado por Mika Häkkinen. Assista:

Maior campeão da história da Fórmula 1 com sete títulos (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), mesmo número de Lewis Hamilton, que igualou este feito em 2020, Schumacher alcançou 68 poles, marca superada por Hamilton, hoje com 103 poles.

Ayrton Senna ainda detém o recorde de maior vencedor da história do GP de Mônaco, com seis lideranças, e até hoje é reconhecido pela imprensa internacional como a realeza máxima do circuito mais cobiçado do automobilismo.

VEJA MAIS

image 'Senna': Netflix divulga primeiro trailer da minissérie sobre Ayrton Senna; assista
A plataforma de streaming divulgou o trailer na véspera de completar 30 anos da morte do piloto

image ‘Meu herói, sempre’, diz Lewis Hamilton em homenagem a aniversário de Ayrton Senna
Piloto brasileiro, campeão mundial, completaria 63 anos nesta quinta-feira (21)

image 'O Senna vive': piloto de kart paraense relembra legado e história de Ayrton Senna
Mauro Folha, piloto de kart, é fã do brasileiro que foi e é um dos maiores nomes do automobilismo mundial

Relembre a corrida do GP da Itália

Schumacher disparou na largada, enquanto Rubinho Barrichello teve problemas e perdeu posições para Hakkinen, Villeneuve, David Coulthard e Jarno Trulli. Ainda na primeira volta, Barrichello tentou passar Trulli na curva Variante della Roggia, mas Heinz-Harald Frentzen perdeu o controle e atropelou quem estava à sua frente. Todos foram para a área de escape, e Pedro de la Rosa acabou capotando sobre os carros na caixa de brita, porém nenhum piloto se machucou.

Entretanto, o comissário de pista Paolo Gislimberti foi atingido por um pneu que soltou durante a confusão. O voluntário italiano chegou a ser retirado da pista ainda com vida, mas não resistiu ao impacto do acidente Conforme a lei do país, o evento deveria ter sido interrompido, porém, a corrida continuou.

Dada a bandeira verde, Schumacher e Hakkinen dispararam na frente, com Villeneuve em terceiro até a volta 14, quando o motor Honda foi pelos ares. Ralf Schumacher herdou a posição e se revezou com Jos Verstappen e Ricardo Zonta no terceiro lugar, mas, após as janelas de pit stops, consolidou seu lugar no pódio.

Na frente, Schumacher controlou Hakkinen durante todo o tempo para garantir vitória com três segundos de vantagem. Ralf fechou em terceiro, à frente de Verstappen, enquanto Zonta marcou seu penúltimo ponto na F1, em sexto, atrás de Alexander Wurz. 

Com a vitória, Schumacher retomou a liderança do campeonato, dois pontos à frente de Hakkinen, iniciando uma batalha acirrada pelo título. O triunfo marcou o fim do jejum de títulos da Ferrari.

(Alice Santos, estagiária, sob supervisão de Caio Maia, repórter do Núcleo de Esportes)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES