6 partidos com pré-candidatos a prefeito de Belém confirmaram data da convenção municipal; veja

Eleições 2024: Evento político é necessário para lançar oficial os candidatos dos partidos à Prefeitura e ao cargo de vereador

Valéria Nascimento
fonte

Em Belém, nesta quarta-feira (17.07), MDB, PL, PSTU, PSOL, Podemos e Partido Novo anunciaram as datas das convenções partidárias para lançar oficialmente as chapas de candidatos à Prefeitura Municipal e à Câmara dos Vereadores.

Por ordem cronológica, o Partido Liberal (PL/Belém) fará a primeira convenção às 17h, do dia 24 de julho, na próxima quarta-feira, na sede do Clube Casota, na avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro da Sacramenta. O PL vai oficializar o nome do deputado federal Éder Mauro (PL), o vice dele e os candidatos a vereadores. O PL informou ao Grupo Liberal que não fará coligações, ou seja, o partido virá com a chamada chapa pura, com Éder Mauro candidato a prefeito de Belém e mais 36 candidatos ao cargo de vereador.

Em seguida, virá a convenção do partido NOVO, para oficializar o nome do professor Ítalo Abati, no dia 30 de julho, uma terça-feira, às 19h, no auditório Cefat (Centro de Evangelização de Fátima), na avenida Antônio Baena, nº 155. Ítalo teve a pré-candidatura à prefeitura lançada durante um encontro estadual do Novo, no último sábado (13.07), na capital paraense. Na ocasião, o também professor e arquiteto Acilon Batista foi apresentado como candidato a vice na chapa de Abati.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) terá a convenção municipal a partir das 18h, do dia 2 de agosto, uma sexta-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, na travessa 9 de Janeiro, nº 1135, no bairro de São Brás. A legenda vai oficializar o nome de Wellignta Macêdo, candidata à prefeitura da capital paraense.

De acordo com Wellingta Macêdo, o PSTU também não vai se coligar com outros partidos, a convenção da legenda vai oficializar a candidatura do farmacêutico Airton Moraes (para vice-prefeito) e somente dois candidatos a vereador: o operário da construção civil, Seu Alex, nome social dele que é um homem trans, e a professora aposentada Socorro Gomes.

Na sequência, haverá a convenção do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) para oficializar a campanha de Igor Normando (MDB). O evento será a partir das 18h, do dia 3 de agosto, um sábado, na Arena Guilherme Paraense, mais conhecida como Mangueirinho, na avenida Augusto Montenegro. Em nota, o MDB informou que, na convenção, vai oficializar também o nome do vice na chapa da Coligação que apoia Igor Normando e que hoje tem nove partidos.

No mesmo dia 3 de agosto, haverá também a convenção municipal para a confirmação da candidatura à reeleição do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL). O evento vai começar às 16h, no Marine Club, na avenida Bernardo Sayão com a rua Augusto Corrêa, ao lado do portão 1 da UFPA, no bairro do Guamá. Os partidos que compõem a aliança são PSOL, Rede, PT, PDT, PV e PCdoB.

O Podemos vai oficializar o nome de Jefferson Lima, na convenção do partido, a partir das 16h do dia 3 de julho, no Clube Casota. O Grupo Liberal entrou em contato com o pré-candidato Jefferson Lima, para obter mais informações sobre a convenção do partido, mas até o fechamento deste texto, não obteve retorno, e segue aberto às informações do Podemos.

VEJA MAIS

image 6 partidos com pré-candidatos a prefeito de Belém confirmaram data da convenção municipal; veja
Eleições 2024: Evento político é necessário para lançar oficial os candidatos dos partidos à Prefeitura e ao cargo de vereador

image O que é uma convenção partidária? Entenda as etapas até uma candidatura oficial
Conheça o processo no qual os partidos escolhem os candidatos e os passos necessários para oficializar as candidaturas

image Julho dá largada às convenções partidárias e tem outras regras importantes para eleições; confira
Segundo a lista do TSE, há várias obrigações que devem ser seguidas neste mês e em agosto

Justiça Eleitoral

Todas as candidaturas confirmadas nas convenções devem ser oficializadas pelos partidos políticos no prazo de 6 a 15 de agosto. O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizou uma reunião com os representantes dos partidos políticos, no dia 15 deste mês, com orientações sobre as regras para candidaturas partidárias nas Eleições 2024. O evento, realizado de forma presencial e online, contou com a presença de aproximadamente 150 representantes das legendas.

De acordo com o TRE Pará, o objetivo do encontro foi garantir esclarecimentos a respeito dos procedimentos que cada um dos concorrentes terá que fazer no momento de efetivar a candidatura frente à Justiça Eleitoral. Na reunião, foram abordados temas como as próprias convenções partidárias, cotas, registrabilidade e o CANDex, que é o Sistema de Candidaturas.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

eua x brasil

Após tarifaço, volta a viralizar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre sanções dos EUA a Moraes

No vídeo, parlamentar fala que tem levado "a realidade dos fatos" às autoridades americanas

2

ENTREVISTÃO

Edmilson confirma máfia do reboque e diz que Igor virou as costas à população mais carente

Nas suas declarações, o ex-prefeito ainda afirmou que a cidade recebeu investimentos significativos durante sua gestão e que a atual prefeitura tem preferido atender interesses de minorias, em detrimento das regiões mais carentes de Belém.

3

Política

Parlamentares estaduais denunciam serviço irregular de guincho em Belém

Denúncia aponta ilegalidade na prestação do serviço por ausência de licitação pública para contratação da empresa de propriedade de familiares do chefe de gabinete do prefeito Igor Normando

4

depoimento

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Policial militar lotado Coordenação-Geral de Inteligência do Ministério da Justiça durante a gestão de Anderson Torres, no governo Bolsoanro, Vieira depôs como testemunha de acusação