Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Perdeu o prazo? Saiba como regularizar a declaração de Imposto de Renda

Além de multa, o contribuinte pode sofrer restrições no CPF

Karoline Caldeira

Nesta terça-feira (31/05), às 23h59, foi encerrado o prazo para enviar a declaração de Imposto de Renda 2022. Para quem perdeu o prazo, ainda há chances de regularização, mas saiba que já está em dívida com a Receita Federal.

Se você faz parte do grupo que atrasou, é necessário pagar uma multa de, no mínimo, R$165,74. O valor pode chegar a até 20% dos impostos devidos. Caso necessário, a partir desta quarta-feira (01/06), o contribuinte também pode fazer a retificação de dados .

VEJA MAIS

Imposto de Renda: Saiba o que acontece com quem não declarar no prazo
Além da multa mínima de cerca de R$ 165, o CPF também fica restrito para algumas áreas

Motoristas de aplicativo devem declarar o Imposto de Renda 2022? Saiba aqui
O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 termina no próximo dia 31; Os motoristas de aplicativo devem ficar ligados para saber em que caso precisam declarar

Como regularizar?

Através do site da Receita Federal, o contribuinte que perdeu o prazo para fazer a declaração pode enviar um relatório seguindo as mesmas orientações da declaração regular. Ao finalizar, o cidadão receberá uma notificação com o valor da multa e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) referente.

O prazo para o pagamento da multa é de 30 dias e outros tributos podem ser lançados. Se o contribuinte tiver impostos para pagar, o valor é de 1% ao mês, contando a partir de maio. Caso não tenha, o valor pode ser descontado da restituição, se a pessoa tiver direito à devolução.

O que acontece se não fizer a declaração?

Além de multas, o cidadão que não fizer a declaração de Imposto de Renda pode ter restrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF), o que impede de tirar passaporte, restringem o nome no mercado, impossibilidade de pedir empréstimos e até prestar concurso público.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Economia
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA