VÍDEO: Atriz explica como aprendeu sotaque de Belém para série Pssica da Netflix

A pernambucana Ademara Barros, que interpretou a personagem Dionete, publicou um vídeo em uma rede social onde conta como foi sua preparação para interpretar o sotaque paraense

Riulen Ropan
fonte

A atriz pernambucana Ademara Barros, que interpretou a personagem Dionete na série "Pssica", gravada no Pará pela Netflix, publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta terça-feira (30), no qual detalha seu aprendizado com o sotaque paraense.

De maneira técnica, Ademara explica as principais diferenças entre o sotaque paraense e o seu sotaque de origem, o pernambucano. A atriz contou que precisou compreender a palatalização das sílabas que começam com as letras "D" e "T". Ela explica que, em Belém, as pessoas articulam as palavras encostando a língua no céu da boca, o que difere da pronúncia em Pernambuco, onde a língua toca o alvéolo dental (a "raiz do dente").

Ademara também destacou o famoso "chiado" usado pelos paraenses ao pronunciar certas palavras, além de muitas outras pronúncias características do sotaque paraense

VEJA MAIS

image Minissérie ‘Pssica’ repercute nas redes, divide opiniões e chega até ao Senado, mostra pesquisa
Entre orgulho e críticas, a minissérie da Netflix, baseada no livro de Edyr Augusto, repercutiu nas redes sociais e foi analisada pelo publicitário paraense José Calasanz Jr. Veja os principais resultados!

image Ademara mergulha na realidade amazônica para viver Dionete em ‘Pssica’
Artista passou cerca de três meses em Belém para observar a rotina local e dar veracidade à personagem

image VÍDEO: Atriz Ademara revela curiosidades de 'Pssica', série gravada no Pará e sucesso na Netflix
Artista, que interpretou a personagem Dionete, compartilhou cinco curiosidades sobre os bastidores da produção

O vídeo rapidamente gerou muitos comentários de seguidores e fãs da artista, que elogiaram sua atuação. "Que atuação impecável!", comentou um seguidor. "Você arrasou demais!", disse outro. Os seguidores também aproveitaram para exaltar a diversidade de sotaques no Brasil. "É incrível a riqueza linguística do Brasil", comentou uma terceira fã.

Ademara demonstrou a importância do estudo linguístico de uma localidade e o quão profunda foi sua preparação para interpretar um sotaque tão distinto do seu. Por fim, ela prometeu uma segunda parte do vídeo, já que houve muitos detalhes que precisou aprender.

(Riulen Ropan, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA