‘Vaza Daqui': Liz Amazônia mistura idiomas e ritmos para cantar liberdade feminina
Single inédito da artista paraense aborda término com parceiro machista e reforça protagonismo das mulheres

A cantora e compositora paraense Liz Amazônia lança nesta sexta-feira (25), nas plataformas digitais, seu mais novo single acompanhado de videoclipe: “Fora Daqui (Vaza Daqui)”. Com ritmo dançante de cumbia e refrão cantado em quatro idiomas - italiano, espanhol, francês e português -, a música é a quarta faixa apresentada do projeto “Paráseuropa”, que conecta a Amazônia ao mundo por meio da arte e da diversidade amazônica. O clipe e a música estão disponíveis no YouTube e nas principais plataformas de streaming.
VEJA MAIS
A nova canção, assinada integralmente por Liz - que assina letra, melodia e direção geral do clipe -, traz uma narrativa forte e atual: a história de uma mulher que, ao reconhecer o comportamento machista de seu parceiro, decide se libertar da relação e manda ele literalmente "vazar".
Para Liz, a música representa uma vivência compartilhada por muitas mulheres. “Eu, assim como várias mulheres em todo o mundo, já passamos por situações onde nos sentimos desvalorizadas, maltratadas, ignoradas ou até assediadas. Comportamentos machistas existem, são prejudiciais e precisamos falar sobre isso”, explicou.
A artista, conhecida por misturar linguagens sonoras e visuais em suas produções, revela que muitas de suas criações surgem durante os sonhos. “A maioria das minhas composições, incluindo os ritmos, são inspirados em sonhos. Normalmente eu sonho com a melodia, com as palavras-chave, o tema, e ao longo do dia vou desenvolvendo”, contou.
Nesta, o videoclipe carrega a identidade lúdica e criativa da cantora. Gravado em estúdio com fundo verde, o clipe aposta em um tom leve e bem-humorado para abordar o tema de maneira acessível. “Pensamos em ações leves e divertidas para que as pessoas apenas se conscientizem enquanto se divertem e dançam. O clipe tem direito a caras e bocas e os atores foram maravilhosos”, disse Liz. Entre os convidados do vídeo para participações especiais estão Aliton Alfaia, Pablo Fortes e Benjamin Souza, ex-Mister Pará.
Mais do que cantora, Liz também é professora, profissional da saúde, empresária e ativista socioambiental. Envolvida em diversos projetos que valorizam a cultura amazônica e promovem a educação ambiental, a artista utiliza sua arte como instrumento de mudança social. Ela acredita no poder da música como ferramenta de sensibilização e formação de consciência, especialmente entre os jovens.
“Minhas músicas têm sempre um propósito positivo: educar, conscientizar, motivar, alegrar. Não consigo nem compor nem publicar músicas com conteúdo pejorativo, não faz parte da minha essência”, afirmou, dizendo que vê na arte uma extensão de seu propósito de vida e de sua identidade amazônida.
Liz, que atualmente reside em Lugano, na Suíça, pretende retornar à capital paraense durante a realização da COP 30, prevista para novembro de 2025. Segundo ela, a viagem marcará sua participação em atividades voltadas ao evento, incluindo a ministração de um curso. “Em novembro, os olhos do mundo estarão voltados a Belém e é com muita alegria que confirmo que estarei na cidade vivendo esse momento único participando de diferentes formas”, afirmou, em suas redes sociais.
O arranjo musical ficou por conta de Leno Rocha. A gravação e edição foram feitas por Caio Romano, com produção de Laís Romano. O projeto tem o patrocínio do Clube da Nutricionista.
PARÁSEUROPA
O projeto, iniciado em janeiro, já soma quatro músicas lançadas: “Eu Nasci no Pará” feat. com Nazaré Pereira; “Boto Loiro”; "Ela Sonha Alto", e agora, “Fora Daqui”. A artista ainda não anunciou uma turnê oficial, mas adiantou que os shows devem acontecer após o encerramento da iniciativa. Liz também se prepara para uma turnê na Europa ainda este ano.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA