MENU

BUSCA

UBC homenageia Dona Onete na segunda edição do “Troféu Tradições”

Neste ano, o evento acontecerá no dia 22 de Junho, dia do aniversário de 80 anos da UBC, no Theatro da Paz

Bruna Lima

A cantora e compositora paraense Dona Onete é a artista homenageada da segunda edição do “Troféu Tradições” da União Brasileira de Compositores (UBC). Neste ano, o evento acontecerá no dia 22 de Junho, dia do aniversário de 80 anos da UBC, no Theatro da Paz.

Dona Onete diz que será uma noite alegre e com muita cantoria. “Quero me preparar, ir bem bonita receber as homenagens e cantar minhas músicas com outros artistas importantes que cantam o Pará pro mundo também. Vamos cantar o que é nosso, viver o que é nosso, fazer a festa no Theatro da Paz e festejar o que temos de especial”, afirma.

VEJA MAIS

Dona Onete completa 83 anos festejando a cultura nortista
A Rainha do Carimbó Chamegado se prepara para receber homenagem em noite de gala da música paraense no Theatro da Paz

Novo clipe de Aretuza Lovi no Pará, Aíla na WME Conference e Dona Onete no Rock The Mountain
Novo clipe de Aretuza Lovi foi gravado no Pará, Aíla representa o Pará na WME Conference e Dona Onete no Festival Rock The Mountain, realizado na região serrana do RJ.

Esta é a segunda vez que o troféu homenageia uma compositora. Na primeira edição do prêmio, em 2021, a UBC homenageou Anastácia, conhecida como “Rainha do Forró”. Natural do Recife, a artista é parceira de Dominguinhos em mais de 250 canções.

“Estou radiante de felicidade. Todas as homenagens que quiserem me fazer, que façam em vida, que eu quero ver o quanto eu sou querida (risos). Fico muito feliz por um reconhecimento desse que é de ordem nacional. Nunca pensei que isso ia acontecer comigo. Eu sou de Cachoeira do Arari (interior do Pará), caí de paraquedas na música. É uma honra muito grande poder representar o povo do Pará e da Amazônia.”, completa a artista, que lançou seu primeiro álbum aos 72 anos.

A apresentação contará com participações especiais de Fafá de Belém, Jaloo, Mestre Damasceno, Lucas Estrela, Félix Robatto, Aqno e o grupo de Carimbó Sancari. A direção ficará a cargo de Batman Zavareze, artista visual e designer responsável por trabalhos com Marisa Monte, Los Hermanos, Roberto Carlos, Rubel, Tribalistas, dentre outros.

Homenagem para Dona Onete, cinema no Jurunas e banda Molho Negro no Primavera Sound
Dona Onete recebe homenagem na União Brasileira de Compositores (UBC) em Belém, Mostra Negra encerra com cinema gratuito na sede do Rancho e a banda Molho Negro, formada por paraenses, é atração do Primavera Sound em São Paulo

Segundo Paulo Sérgio Valle, Diretor Presidente da UBC: “Dona Onete é a tradição que não tem tempo, que se renova como o vento, e nos surpreende a todo momento”. Marcelo Castello Branco, Diretor Executivo, reforça o compromisso da UBC em valorizar a pluralidade da música brasileira: “O Troféu Tradições deste ano vai para o Pará, o Carimbó, outra expressão da excelência e diversidade da riqueza da música brasileira exemplarmente representada pelo talento e coragem de Dona Onete, uma vida dedicada à cultura e à música. Seguimos com nosso propósito de valorizar a pluralidade e singularidade de nossos titulares em suas maiores capacidades”.

Dona Onete é responsável por sucessos como “No meio do Pitiú”, “Jamburana” e “Banzeiro”, a artista com 82 anos de vida já soma mais de 300 composições e segue compondo boleros e tantas outras nos gêneros carimbó “chamegado”, “bangüês”, “lundus”, entre outros.

O show é presencial e tem transmissão ao vivo pelo canal da UBC no YouTube. A realização é da UBC e conta com o apoio do Theatro da Paz e da Secretaria de Cultura do Governo do Pará e tem parceria da Libra.  

Festival dos Rios apresentará a cultura ribeirinha do Tapajós
Dona Onete, David Assayag e Amazon Beach estão entre as ações do evento, que será em junho, em Alter do Chão.

Segundo dados divulgados na edição deste ano do estudo “Por Elas Que Fazem a Música”, realizado pela própria UBC, em 2021, dos quase 8 mil novos associados, 18% foram mulheres. Neste mesmo ano, elas representaram 16% do quadro total de associados, o que corresponde a um aumento de um ponto percentual em relação aos 15% de mulheres de 2020. Porém, mesmo com o aumento no número de associadas, pelo terceiro ano consecutivo, o valor distribuído para mulheres continua estagnado em 9%, e entre os 100 titulares com maior rendimento vindo do exterior, apenas 13 são mulheres.

Aos 82 anos, Dona Onete é um fenômeno do Pará para o mundo. Lançando seu primeiro álbum aos 72 anos, a artista traz uma trajetória marcante como mulher forte e independente, professora e até secretária de cultura em cidades do interior, até chegar na sua carreira como cantora, compositora e artista pop. Dona Onete foi professora de História durante 25 anos, Secretária de Cultura e Fundadora de grupos de dança e música regional. Atualmente, segue compondo (soma mais de 300 composições) de maioria boleros e tantas outras nos gêneros carimbó “chamegado”, “bangüês”, lundus, e mais.

SERVIÇO

TROFÉU TRADIÇÕES UBC

Segunda edição: homenagem à Dona Onete

Participações: Fafá de Belém, Jaloo, Mestre Damasceno, Lucas Estrela, Félix Robatto, Aqno Carimbó Sancari

Data e horário: 22 de junho, às 20h30

Local: Theatro da Paz (Av. da Paz, S/N - Campina, Belém)

Ingressos: a partir de R$ 50,00

Vendas: Ticket Fácil

Transmissão ao vivo através do Youtube da UBC

 

Cultura