CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Temporada da exposição “Amazônia Líquida” no TRT8 encerra hoje, com sucesso de visitações

Obras de Rose Maiorana e Tarso Sarraf estão expostas desde o dia 8; saiba como visitar

O Liberal
fonte

Após quase um mês no Espaço Cultural do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região  Ministro Orlando Teixeira da Costa, a exposição itinerante “Amazônia Líquida”, que conta com obras da artista plástica Rose Maiorana e do fotógrafo Tarso Sarraf, entra no seu último dia de visitação.

VEJA MAIS

image Exposição “Amazônia Líquida” terá mostra no Espaço Cultural do TRT-8
30 obras de Rose Maiorana e Tarso Sarraf serão expostas o Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, a partir do dia 7 de novembro

image Rose Maiorana e Tarso Sarraf estreiam ‘Amazônia Líquida’ em São Paulo
Rose Maiorana e Tarso Sarraf fazem um convite à reflexão sobre os sentimentos nutridos pelo ecossistema amazônico e marajoara

O público ainda pode contemplar as 31 obras - desenvolvidas a partir da intervenção da artista plástica sobre imagens do fotógrafo - na galeria que fica no primeiro andar do prédio do Tribunal (Travessa Dom Pedro I, 746), das 8h às 15h desta quinta-feira. A exposição foi um sucesso de visitação e levou centenas de pessoas até o espaço do TRT.

Marcus Augusto Losada Maia, presidente do TRT8, destacou a importância em valorizar as produções regionais no espaço do Tribunal: para ele, “divulgar o trabalho dos artistas locais possibilita que o público de uma maneira geral frequente o espaço (do TRT). A gente trabalha incansavelmente com a divulgação do que acontece na região. Fiquei encantado com as obras e acabamos materializando a ideia de expor as obras da exposição aqui”.

image Presidente do TRT8, Marcus Losada, ao lado dos artistas Rose Maiorana e Tarso Sarraf(Carmen Helena)

O presidente do órgão também ficou encantado com as obras e a identificação dos autores com suas produções:"É muito bom poder olhar e contemplar essas obras, confesso que fiquei muito surpreendido. Durante a exposição pude observar a conexão deles com a nossa instituição. Eu parabenizo a Tarso e a Rose pela exposição e trabalho", comenta.

Rose e Tarso também comemoraram a oportunidade de expor suas obras em mais um local de grande circulação do público - como o prédio do TRT8. A artista plástica conta que "É uma honra receber o convite do presidente. Estar fazendo outra exposição em Belém, Tarso e eu”. Ela ainda lembra do processo de criação das obras, sempre elogiadas pelos visitantes: ““Nessa época, eu estava em busca da minha identidade como artista, queria ter minhas próprias obras de alguma forma. Com isso, o Tarso me convidou para fazer a intervenção das fotografias dele do Marajó, e aceitei o convite dele. A pintura é a minha terapia desde criança, eu amo pintar. Essas obras hoje serão  para vida toda”.

O fotógrafo, que neste ano foi premiado no 39º Troféu ACEESP, também afirmou que a exposição é uma grande conquista, não só para a dupla, como também para as artes visuais produzidas na amazônia em geral: “As pessoas estão falando cada vez mais da Amazônia e eu acho que eu falo do dia a dia do ribeirinho”, afirmou.

Após temporada na New Gallery, em São Paulo, a mostra voltou a Belém para mostrar aos próprios amazônidas a importância em ter outras visões de sua própria região. O fato dos registros terem sido feitos no período da pandemia também é relevante para entender a importância da exposição, segundo Tarso: “Sabemos que tem a precariedade, mas sabemos também que tem a beleza. E essas fotos, não tem como dizer qual é a favorita ou a melhor, elas foram tiradas entre 2020 e 2022, com essa comunidade, durante a Covid-19".

O curador da “Amazônia Líquida”, Sérgio Oliveira, profissional que já colabora há décadas com as artes plásticas de Belém, lembrou o processo de escolha das peças que foram expostas nesta edição da exposição: “Nosso primeiro critério de escolha é o tema. Depois de escolhido o tema da exposição, o curador busca obras que estejam ligadas ao tema escolhido. E o espaço da exposição também conta muito, porque a partir do espaço da exposição, será definido, por exemplo, quantas obras serão expostas”, afirma o curador.

A Exposição Amazônia Líquida tem o patrocínio de Escola CEAI, Porte Engenharia, Uniodonto e LOC Engenharia.Serviço

Evento: Último dia da Exposição Amazônia Líquida de Rose Maiorana e Tarso Sarraf
Data: Quinta, 07 de dezembro, de 8h às 15h
Entrada: gratuita.
Obras: 30 obras.
Local: Espaço Cultural do Tribunal Regional do trabalho 8ª região. (TRT-8)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA