Rao Godinho representa Amazônia Paraense na 6ª Bienal do Sertão de Artes Visuais

O artista paraense Rao Godinho é um dos integrantes da 6ª Bienal do Sertão de Artes Visuais, que acontecerá de 3 a 31 de outubro no Ceará

Thainá Dias

O artista paraense Rao Godinho é um dos integrantes da 6ª Bienal do Sertão de Artes Visuais, que será realizada até o dia 31 de outubro nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Santana do Cariri, no Ceará. Para essa bienal, Rao apresenta a série Natura stricta, que representa uma mudança marcante em sua abordagem estética, adotando um tom funesto e denunciatório.

VEJA MAIS

image Harry Potter: mundo mágico pode ser conferido de forma gratuita
Fãs do bruxinho podem conhecer algumas referências da saga em exposição.

image Artistas renomados expõem com curadoria de estudantes
Alunos de graduação em Artes Visuais da Unifesspa definem nova exposição no Sesc, aberta até 28 de julho

image Paraense Arthur Seabra expõe fotos no México sobre religiosidade
As imagens selecionadas falam sobre a iniciação no candomblé

Segundo Godinho, “é uma honra e uma alegria ter oportunidade de levar minha arte para um público novo e compartilhar minha visão da Amazônia. Já levei a Amazônia para o sudeste, sul e Europa, mas essa é a primeira vez que a levo para o nordeste”, destacou. O artista reforçou ainda que a arte tem o poder de conectar pessoas. “Espero que eu possa inspirar as pessoas a conhecerem mais a Amazônia e a importância de protegê-la”, declarou.

A série “Natura stricta” explora formas e técnicas digitais, transcendendo a fronteira entre o mundo real e o imaginário. As imagens são retiradas das molduras de quadros e transferidas para tecidos cortados em tiras, permitindo uma interação direta do público com a obra. De acordo com Godinho, essa mudança no suporte visa criar uma conexão mais profunda entre as obras de arte e o público: "Estou perseguindo outras formas das obras tocarem o público enquanto o público toca as obras, porque ver já não basta. O desafio nas imagens é a tentativa de desconstruir toda a natureza como Mondrian fez com toda a arte. Entre o olhar mais de perto e a simplificação da forma essencial, existe uma poesia-protesto nas linhas perseguidas entre o contraste do incolor."

Conhecido por suas obras que retratam a Amazônia, Rao Godinho adota uma abordagem única em Natura stricta, apresentando uma visão desolada e ameaçada da floresta tropical. Suas imagens são compostas por linhas e formas abstratas, que evocam a fragilidade da natureza e a urgência da preservação ambiental.  

Para Godinho, a arte sempre foi de extrema importância para a humanidade, desde as primeiras pinturas rupestres com seus registros cotidianos, até as controversas obras geradas por IA mais atuais. “Passando por todas as linguagens possíveis. Durante a pandemia, a arte salvou boa parte da saúde mental do mundo inteiro, com os streamings, lives de todo tipo de artistas e visitas virtuais a museus”, destacou.

O artista reforçou ainda que poder associar toda essa importância intrínseca da arte à importância da Amazônia e, mais ainda, poder levar a um evento como a Bienal do Sertão, é uma grande oportunidade. “Principalmente de despertar reflexões sobre a necessidade da preservação do meio ambiente e do fazer artístico como forma de espalhar beleza e protesto”, concluiu.

Bienal

Desde sua fundação em 2012, a Bienal mantém dois núcleos de pesquisa, um histórico e outro contemporâneo.  O tema da sexta edição da Bienal do Sertão de Artes Visuais é "Educar a Paisagem", e busca atualizar o momento histórico, convidando artistas visuais, curadores e pesquisadores de todas as nações a participarem de uma reflexão conjunta sobre as reavaliações no planeta, abordando aspectos educativos, históricos, ancestrais e colaborativos.

 A 6ª Bienal do Sertão de Artes Visuais tem como tema "Educar a Paisagem" e reúne obras de artistas de todo o mundo, explorando diferentes perspectivas sobre a relação entre as pessoas e a natureza. A exposição é uma oportunidade imperdível para os amantes da arte e cultura.

Agende-se

6ª Bienal do Sertão de Artes Visuais

Data: 3 a 31 de outubro de 2023

Local: Cariri, Ceará

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA