Rango de Feira encerra edição 2025 com celebração e reconhecimento aos sabores de Canaã dos Carajás

A cada edição, o evento se consolida como um espaço de reconhecimento para quem transforma ingredientes simples em experiências afetivas

O Liberal

A edição 2025 do Rango de FeiraCanaã dos Carajás chegou ao fim reafirmando seu propósito: valorizar a culinária popular, fortalecer os empreendedores locais e impulsionar o turismo gastronômico da cidade, destacando os sabores que fazem parte da memória afetiva e cultural da Amazônia. O encerramento, realizado neste sábado (6), reuniu centenas de pessoas entre a Feira do Produtor e a Praça de Alimentação, em um dia marcado por avaliações técnicas, apresentações culturais, sorteios e muita emoção. Nesta edição, Nelzila Farias, Luciene Maria, Vana Paixão, Ilza Silva Corrêa, Adriana Conceição, Lilian Barone e Maria Terezinha foram os grandes destaques do concurso, levando para casa os sete primeiros lugares da competição gastronômica.

A cada edição, o evento se consolida como um espaço de reconhecimento para quem transforma ingredientes simples em experiências afetivas e gastronômicas. A cerimônia de premiação deste ano não foi diferente — trouxe histórias, brilho nos olhos e a consagração dos pratos que conquistaram jurados e público.

VEJA MAIS

image Audição pública celebra oficinas de música amazônida em Canaã dos Carajás nesta quinta (23)
A partir das 19h, público irá conferir o resultado das oficinas de percussão e flauta promovidas pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, como parte de valorização e expansão da cultura popular da Amazônia

image CineEscola inicia programação de outubro na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás
Projeto contemplado pelo edital Casa Aberta Amazônia Paraense promove oficinas de audiovisual para estudantes de Canaã dos Carajás

Os vencedores da edição 2025

Entre os 22 boxes participantes, sete pratos se destacaram e subiram ao pódio com criações que exaltam o território, a cultura alimentar e a criatividade dos feirantes. O resultado final consagrou:

1º lugar – Pastel COP 30 (jambu, tucupi e filé de pirarucu) BOX 15 – Praça de Alimentação Nelzila Farias
2º lugar – Açaí com peixe frito BOX 07 – Praça de Alimentação Luciene Maria
3º lugar – Mariscada da Vana (arroz, mariscos e frutos do mar) BOX 29 – Praça de Alimentação Vana Paixão – Delícias da Vana
4º lugar – Peixe com purê de banana da terra BOX 18 – Feira do Produtor Ilza Silva Corrêa – Tempero da Casa
5º lugar – Pastel de bacon com abacaxi e requeijão BOX 32 – Praça de Alimentação Adriana Conceição – Bom Pastel
6º lugar – X-Mazaropé BOX 17 – Praça de Alimentação Lilian Barone – Dona Barone
7º lugar – Escabeche de tucunaré BOX 03 – Feira do Produtor Maria Terezinha – Restaurante Comida Caseira da Irmã Terezinhar

Programação une cultura, técnica e participação popular

A manhã começou na Feira do Produtor, com DJ Chuy animando o público e a solenidade de abertura reunindo instituições patrocinadoras, Vale, e parceiras como a Prefeitura de Canaã dos Carajás, ACIACCA, Sebrae, Usina da Paz e Casa de Cultura da Juventude Kayapó. A mesa de jurados foi composta por representantes do Grupo Correio, Usina da Paz, Vale, Hotel Palmares, SEMDEC e FUNCEL.

Em seguida, foram iniciadas as avaliações técnicas, com jurados analisando sabor, criatividade, identidade amazônica e execução dos pratos.
À tarde, a programação seguiu na Praça de Alimentação com as atrações culturais da FUNCEL, que apresentaram danças populares e performances artísticas, além da etapa final de julgamento.

A votação popular também movimentou moradores durante toda a edição. Todos os votos válidos participaram do sorteio de uma bicicleta realizado ao vivo no encerramento.

Celebração encerra com show

Para fechar o dia, o público foi presenteado com o show com atrações da Funcel valorizando tradição e artistas locais, levando música para a Praça de Alimentação e encerrando com festa a edição 2025 do projeto.

Sobre o Rango de Feira

O Rango de Feira fortalece a gastronomia de feira como patrimônio cultural, social e afetivo. O projeto conecta geração de renda, turismo, identidade amazônica e formação cultural por meio de concurso gastronômico, ações culturais, produção audiovisual e a Revista Rango de Feira, que registra e homenageia as trajetórias dos participantes e será lançada em breve.

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale e apoio institucional de diversas organizações locais.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA