Quem foi Pedro Gil, o primeiro filho de Gilberto Gil que morreu antes de Preta Gil?

Antes da morte da cantora no último domingo (20/07), aos 50 anos, o cantor baiano enfrentou a dor da perda de seu primogênito

Hannah Franco
fonte

A cantora Preta Gil, que faleceu no último domingo (20), aos 50 anos, após uma intensa batalha contra o câncer colorretal, foi a segunda filha perdida por Gilberto Gil. Antes dela, o cantor e ex-ministro da Cultura já havia enfrentado o luto precoce do filho primogênito, Pedro Gil, morto tragicamente em 1990.

A morte de Preta, 35 anos após o falecimento de Pedro, aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, onde estava desde maio para realizar um tratamento de câncer. Ela foi diagnosticada com a doença no intestino em 2023.

VEJA MAIS

image Gilberto Gil relembra morte de filho aos 19 anos: 'Dificuldades de me conformar'
Cantor fala sobre a dor e o inconformismo com a perda trágica de Pedro, seu filho, em entrevista ao programa “Conversa Com Bial”

image Preta Gil presta homenagem a irmão morto em acidente de trânsito
Gilberto Gil também relembrou o filho com uma publicação nas redes sociais, postando fotos antigas ao lado do primogênito.

Quem era Pedro Gil?

Pedro Gil foi o primeiro filho de Gilberto Gil com Sandra Gadelha, com quem o artista baiano teve outros dois filhos, incluindo Preta. Nascido em 1970, em Londres, durante o exílio do pai por conta da ditadura militar no Brasil, Pedro cresceu em meio ao universo musical. Ainda adolescente, já mostrava talento com a bateria, chegando a se apresentar ao lado do pai no histórico Rock in Rio de 1985.

image Gilberto Gil já havia perdido Pedro Gil, seu filho mais velho, antes da morte de Preta Gil. (Instagram/@pretagil)

Além da parceria com o pai, Pedro também integrou a banda Egotrip, um dos nomes promissores da música pop brasileira nos anos 1980, conhecida pelo hit "Viagem ao Fundo do Ego". No entanto, a carreira promissora foi interrompida de forma repentina.

Em janeiro de 1990, aos 19 anos, Pedro Gil perdeu a vida em um acidente de carro enquanto viajava de São Paulo ao Rio de Janeiro. A morte abalou profundamente Gilberto Gil, que ao longo dos anos mencionou o filho em canções e entrevistas.

image Preta Gil perdeu o irmão em 1990, ele estaria completando 55 anos (Reprodução / Instagram @pretagil)

Em conversa com Pedro Bial, em 2024, Gil falou sobre a dor da perda: "Eu tinha dificuldade em me conformar com a inversão dos fatores, do filho ir antes do pai. Isso é duro", relembrou, emocionado.

Em maio deste ano, Preta Gil usou seu Instagram para prestar homenagem ao irmão. "Hoje eu rezo e celebro a passagem do meu amado Pedrão nessa existência. Ele permanece em mim de várias maneiras. Te amo pra sempre", escreveu na legenda da publicação.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA