Oscar 2024 ganhadores: Confira a lista dos vencedores

A premiação se trata do maior evento de celebração do cinema mundial, que conta com diversas atrações e interações únicas entre os astros de filmes

Bruno Menezes | Especial para OLiberal

A tradicional cerimônia do Oscar, que celebra os principais filmes lançados no ano passado, começou neste domingo (10), às 20h. A premiação está ocorrendo ao vivo, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Transmissão O Liberal

O grupo O Liberal está realizando uma live especial do Oscar 2024, com comentários de Jamylle Cook, Rafael Miranda, Marcela Bomfim e Gabriel Sousa, com opiniões sobre os filmes e artistas premiados da noite.

Além dos quatro convidados, a transmissão no O Liberal contará com o jornalista Ismaelino Pinto, que é amplo conhecedor da arte do cinema e já esteve presente em diversos festivais audiovisuais.

VEJA MAIS 

image Oscar 2024: Liza Koshy leva tombo no tapete vermelho
A atriz se desequilibrou no momento em que estava no tapete vermelho da cerimônia

image Oscar 2024: Vanessa Hudgens anuncia gravidez no tapete vermelho
Nas fotos do tapete vermelho, a atriz posou sorridente para os fotógrafos segurando sua barriga.

Premiados

Os principais momentos da noite, que sempre carregam grande expectativa do público, são os prêmios de melhor ator, atriz, diretor, e melhor filme. Neste ano, a disputa está acirradíssima e há diversos favoritos para venceram nas principais categorias. Os filmes mais cotados para vencerem em diversos quesitos são 'Oppenheimer', 'Pobres Criaturas', 'Anatomia De Uma Queda', 'Zona De Interesse', entre outros longas.

image Oscar 2024: veja todos os indicados em cada categoria
A 96ª cerimônia do maior prêmio cinematográfico inicia às 20h deste domingo, 10 de março. Confira os indicados em cada categoria e onde assistir ao vivo

Melhor Atriz Coadjuvante - Da'Vine Joy Randolph

Da'Vine Joy Randolph, 37 anos, venceu por sua marcante atuação no filme ‘Os Rejeitados’. A atriz era considerada a favorita da categoria e já havia vencido premiações como o Globo de Ouro, SAG Awards, Critics Choice Awards, Bafta e o Spirit Awards. 

Melhor Animação - ‘O Menino e a Garça’,

O filme do Studio Ghibli se consagrou como a melhor animação do ano, desbancando grandes filmes da indústria, como “Homem-Aranha: Além de Aranhaverso” e “Super Mario Bros. – O Filme”.

Melhor Roteiro Original - 'Anatomia de Uma Queda'

O filme foi roteirizado por Justine Triet e Arthur Harari, que construíram uma envolvente narrativa sobre o drama de uma mulher que sofre com a morte repentina do marido.

Melhor Roteiro Adaptado - 'American Fiction'

O filme foi baseado no romance ‘Erasure’, de Percival Everett. A adaptação do roteiro foi feita por Cord Jefferson, em sua estreia oficial em uma produção cinematográfica.

Melhor Cabelo e Maquiagem - 'Pobres Criaturas'

O filme dirigido por Yorgos Lanthimos já era considerado um dos favoritos para vencer nessa categoria, graças ao trabalho surpreendente impresso na caracterização de todo o elenco.

Melhor Design de Produção - 'Pobres Criaturas'

O longa ganhou sua 2ª estatueta na categoria, que destacou os cenários deslumbrantes do filme, que misturam cores vibrantes em um universo que mistura conceitos de steampunk.

Melhor Figurino - 'Pobres Criaturas'

Mantendo seu favoritismo, o filme arrastou a 3ª estatueta seguida na noite do Oscar. Holly Waddington foi responsável pelo design do figurino do filme, que utiliza vestimentas criativas para compor toda a trama surrealista.

Melhor Filme Internacional - ‘Zona de Interesse’

Escrito e dirigido por Jonathan Glazer, o longa já era esperado como o vencedor da categoria. Produzido pela A 24, o filme foi baseado em um livro homônimo, escrito por Martin Amis.

Melhor Ator Coadjuvante - Robert Downey Jr

O ator, muito conhecido por interpretar o Homem de Ferro, realmente encantou a academia com sua atuação no filme 'Oppenheimer'. Favorito na categoria, ele já havia vencido premiações no Globo de Ouro e no BAFTA.

Melhores Efeitos Visuais - 'Godzilla Minus One'

Dirigido e roteirizado por Takashi Yamazaki, o filme conquistou muitos fãs ao realizar efeitos surpreendentes e com um orçamento muito menor do que os outros longas concorrentes.

Melhor Edição - 'Oppenheimer'

O longa venceu na categoria ao mostrar muito dinamismo na edição, que aborda diferentes linhas temporais e une narrativas de muitos personagens em volta de Julius Robert Oppenheimer.

Melhor Documentário em Curta-Metragem  - 'A Última Loja de Consertos’

O vencedor da categoria conta a história de quatro personagens obstinados a garantir que nenhum aluno deixe de  experimentar a alegria da música.

Melhor Documentário - '20 Dias em Mariupol' 

O documentário ganhou o Oscar ao retratar a experiência de uma equipe de jornalistas ucranianos, que viveram o horror da invasão russa na cidade sitiada de Mariupol.

Melhor Fotografia - 'Oppenheimer'

O filme de Christopher Nolan venceu a categoria ao apresentar um espetáculo visual nos cinemas. A fotografia do longa dirigida por Hoyte van Hoytema.

Melhor Som - 'Zona de Interesse'

Esta foi a segunda premiação do longa-metragem britânico. O som do filme foi destacado como algo essencial na construção do enredo da história, que retrata a realidade de uma família que mora ao lado de um campo de concentração.

Melhor Canção Original - ‘What Was I Made For’

A música de Billie Eilish, que aparece no filme ‘Barbie’, foi selecionada como a melhor do Oscar. A cantora fez uma apresentação da música, ao vivo, no palco da cerimônia.

Melhor Ator - Cillian Murphy

Cillian Murphy foi consagrado como o melhor ator na noite do Oscar. O artista irlandês ficou emocionado, e em seu discurso, agradeceu aos colegas e falou sobre o filme. “A gente fez um filme sobre um homem que criou a bomba atômica, e para bem ou para o mal, estamos vivendo no mundo dele. Quero agradecer aos pacifistas do mundo inteiro”, disse o ator.

Melhor Diretor - Christopher Nolan

Consagrando mais uma vez o favoritismo por ‘Oppenheimer’, Christopher Nolan venceu o prêmio de melhor diretor. No discurso, ele se mostrou lisonjeado por fazer parte da indústria cinematográfica. “O cinema tem pouco mais de 100 anos...eu fico muito feliz de ser uma parte significativa desta história”, declarou ele.

Melhor Atriz - Emma Stone

A atuação icônica de Emma em ‘Pobres Criaturas’, garantiu a ela o oscar de melhor atriz. Ela se mostrou chocada ao ouvir seu nome e ficou muito emocionada durante todo o seu discurso. “Não se trata de mim, se trata de uma equipe que trabalha junto, que faz a soma das partes. Essa é a melhor parte de fazer filmes.É uma honra enorme compartilhar isso com todos do elenco”, disse a atriz.

Melhor Filme - ‘Oppenheimer’

O grande favorito da noite foi consagrado como o melhor filme do Oscar. O longa de Christofer Nolan realmente encantou a academia e trouxe uma visão única sobre o pai da bomba atômica, além das consequências gigantescas após a criação de uma arma tão destrutiva, que mudou para sempre as relações geopolíticas no mundo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA