CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'O Menino Sabidinho': livro de estreia de autora paraense aborda diversidade e inclusão

Alexandra Martins se inspirou no próprio filho, Gustavo, deficiente visual total, para escrever o livro que será lançado neste sábado (26/09), às 16h, na Casa Namata

Amanda Martins

Neste sábado (29), será lançado o livro infantil "O Menino Sabidinho" pela autora Alexandra Martins, das 16h às 19h, na Casa Namata, localizada no bairro da Batista Campos, em Belém. A obra, voltada para crianças de 4 a 8 anos, aborda de maneira sensível o tema da inclusão social através da história do protagonista Gusta, um garoto com deficiência visual. Este é o livro de estreia da escritora paraense.

Além de Gusta, o livro apresenta outros personagens que enfrentam desafios relacionados à deficiência, como um personagem com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outro com deficiência locomotora, que utiliza cadeira de rodas.

“A narrativa não apenas destaca a importância da inclusão na escola e na família, mas também ressalta a necessidade de compreender e valorizar as diferenças individuais em uma sociedade diversa”, explicou a escritora. 

Em entrevista ao Grupo Liberal, Alexandra revelou que a inspiração para escrever o livro veio de seu filho Gustavo, deficiente visual total, que, desde cedo, demonstrou uma notável perspicácia e "respostas na ponta da língua". Após guardar o manuscrito por 13 anos, ela decidiu reescrevê-lo, motivada pela dificuldade em encontrar apoio escolar ao longo dos anos. “Percebo que embora o tema ‘inclusão’ seja mais presente no nosso cotidiano, na prática, não é funcional”, acrescentou.

VEJA MAIS

image Livro de padre Giovanni Gallo sobre cerâmica marajoara será lançado em Belém
A nova edição perpetua o livro de Gallo como uma das mais valiosas fontes para estudantes, pesquisadores, artesãos e empreendedores do tema marajoara

image Paulo Roberto Ferreira lança romance com personagens que resistiram ao autoritarismo
"A figa verde e a misteriosa mulher de branco" conta com 72 capítulos e reflete sobre a ocupação da Amazônia no final do século 20

image Professores elegem qual o melhor livro de cada estado brasileiro; confira a lista
Enquete foi realizada após a escritora americana Courtney Novak viralizar ao elogiar "Memórias Póstumas de Brás Cubas"

Deficiência e respeito

Alexandra aborda temas como o autismo e inclusão de crianças cadeirantes, influenciada pela experiência de sua filha e sua amiga na escola. “Muitas crianças têm este transtorno e, por ser um tema muito falado ultimamente, decidi incluir um personagem autista, assim como um cadeirante. Minha filha de 6 anos tem uma amiguinha na escola e noto a ausência de crianças em inseri-la nas atividades”, pontuou Alexandra.

Por acreditar que a educação sobre respeito, amor ao próximo e consciência das necessidades alheias começa no seio familiar, a autora decidiu dar vida à história. "A educação não começa na escola, mas sim no seio familiar", destacou, enfatizando a importância do papel dos pais na formação de valores como respeito e empatia desde a infância.

Ela acredita que ao sensibilizar as crianças desde cedo para as necessidades e habilidades diferentes dos outros, podemos construir uma sociedade mais justa e inclusiva. “Minha expectativa é formar uma consciência da necessidade principal de uma pessoa com deficiência, que pela minha experiência e vivência, é a conscientização que começa dentro de casa, sobre valores e principalmente respeito pelo outro. Isto justifica a decisão por esta faixa etária”, complementou a autora.

Próximos planos

Além do lançamento, Alexandra planeja parcerias com escolas para realizar rodas de leitura e futuramente doar exemplares para escolas públicas, visando ampliar o acesso à mensagem de inclusão presente em seus livros. “Estou em busca de patrocínio para mandar confeccionar mais cópias”, acrescentou.

O segundo livro de Alexandra, "O Pintinho de 3 Patas", que também aborda temas relacionados à deficiência, já está escrito e em fase de preparação para futuros lançamentos, demonstrando seu compromisso contínuo com narrativas que inspiram e educam.

Sobre a autora

Alexandra Martins é Especialista em Gestão de Pessoas e Analista Comportamental. Trabalha na Fundação Carlos Gomes como Diretora de Interiorização e já atuou em diversos órgãos na área administrativa e de gerenciamento de pessoas.

SERVIÇO

Autora Alexandra Martins lança ‘O Menininho Sabidinho’

Data: sábado (29/06);
Horário: das 16h às 19h;
Local: Casa Namata. Av. Conselheiro Furtado, 287 - Batista Campos, Belém;
Entrada gratuita. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA