‘Jaguar Parade Amazônia’ escolhe Gaby Amarantos como madrinha da edição especial em Belém

Mostra de arte urbana terá 50 esculturas espalhadas pela cidade para promover preservação da onça-pintada

O Liberal
fonte

A Jaguar Parade Amazônia, edição especial de uma das maiores exposições de arte pública do mundo, anunciou a cantora paraense Gaby Amarantos como madrinha do projeto que será realizado em Belém durante a COP 30. O anúncio ocorreu na última terça-feira (5), durante a festa “Xarque da Gaby 2025”, promovida pela artista.

VEJA MAIS

image Gaby Amarantos celebra aniversário com festa ‘Rock Doido’ na Cidade Velha
Noite teve shows de MC Dourado, Gang do Eletro, Aparelhagem Crocodilo e convidados como Maju Coutinho e Thalma de Freitas.

image Gaby Amarantos almoça com convidados nesta segunda (04)
O evento ocorreu como um aquecimento para o "Xarque da Gaby" desta terça (05), que celebra o aniversário da cantora

image ‘Xarque da Gaby’ reúne artistas da Amazônia em edição com tema ‘Rock Doido’
Cantora distribui looks históricos para ‘Embaixadoras do Brega’, que homenageiam sua trajetória no palco.

Durante o evento, a primeira escultura de onça-pintada da mostra começou a ser pintada ao vivo pela artista visual paraense Maíra Velozo, conhecida como Mira, do bairro da Terra Firme. A ação marcou o início simbólico do projeto, que contará com 50 esculturas espalhadas pela cidade no período da conferência.

Mira é conhecida por trabalhos que destacam a força das mulheres negras e elementos da fauna amazônica, unindo referências da identidade local ao engajamento social. Ela também é idealizadora do projeto “Usa, Cria e Re(útil)iza” e ministra oficinas de desenho em escolas públicas.

Sobre a Jaguar Parade

A Jaguar Parade é uma exposição internacional de arte urbana e ativismo ambiental. As esculturas de onças-pintadas em tamanho real são customizadas por artistas e instaladas em espaços públicos como praças, parques e avenidas. A iniciativa já passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova Iorque e Belo Horizonte, em breve, chegará à capital paraense..

O objetivo é ampliar a conscientização sobre a preservação da onça-pintada, o maior felino das Américas. Ao final da exposição, as peças são leiloadas, e a arrecadação é destinada a organizações não governamentais que atuam na conservação da espécie e de seus habitats.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA