Festival Itália Mia resgata a importância dos italianos na arquitetura do Pará

Festival realizado pelo Grupo Liberal abordará a influência do país europeu em diversos segmentos da sociedade paraense

O Liberal
fonte

Em estabelecimentos de ensino, hospitais e nas artes, a influência italiana sobre a história do Pará é um fato, que tem como marco inicial a chegada de religiosos daquele país em missão, como os jesuítas, capuchinhos e salesianos. O Festival Itália Mia, realização do Grupo Liberal, que ocorre entre 22 e 24 de novembro, exalta diversos elementos da cultura italiana sobre a vida paraense, como a arquitetura.

VEJA MAIS

image Festival italiano Itália Mia valoriza influência da Itália no Pará
Evento Itália Mia reúne diversos aspectos da cultura italiana

image Brasileiros poderão tirar cidadania portuguesa pela internet; entenda
A ferramenta digital pretende aliviar a pressão do atendimento nos cartórios e agilizar os trâmites

image Carteira de motorista do Brasil passará a valer em Portugal; entenda a situação do turista
País europeu vai expandir para várias nações a validade dos documentos nacionais de habilitação

A obra do arquiteto Giuseppe Antônio Landi, responsável pelo projeto de diversas igrejas em Belém, como a Catedral da Sé, Carmo, São João e Mercês, será um dos destaques do festival. Haverá uma exposição fotográfica sob a curadoria de Vânia Leal e Tarso Sarraf. A pesquisadora e diretora do Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), Jussara Derenji, é a responsável pela investigação sobre o legado do arquiteto italiano.

Com atuação destacada no Pará, também serão lembrados os artistas Domenico de Angelis e Giovanni Capranesi, autores da decoração e da pintura do Theatro da Paz, no século XIX. Além do engenheiro calabrês Filinto Santoro, que construiu vários prédios públicos, no início do século XX, como o Palacete Montenegro, que hoje abriga o Museu da UFPA (MUFPA). Uma linha do tempo da imigração italiana no Pará ajudará a contar a história. A pesquisa ficou a cargo do professor Geraldo Coelho.

O Festival Itália Mia é uma realização do Grupo Liberal. Durante os três dias, na Estação das Docas, a programação vai destacar as influências da cultura italiana no Pará, reunindo elementos da gastronomia, arquitetura, dança, música e cinema do país europeu, que é uma das origens da civilização ocidental.

O evento é gratuito e destinado a públicos de todas as idades. A Prefeitura de Belém, Mirella, BeiT, Embaixada da Itália no Brasil e Italian Trade Agency são os patrocinadores. O apoio institucional é do Governo do Pará.

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA