Icoaraci recebe 1ª Mostra de Teatro Koringa com programação gratuita para a comunidade
O evento começa hoje, 9, às 19h, com leitura dramática na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha. A programação seguirá até o dia 2 de dezembro com entrada franca

Entre os dias 9 de novembro e 2 de dezembro, o Distrito de Icoaraci recebe a 1ª Mostra de Teatro Koringa, organizado pela Escola de Artes que leva o mesmo nome do espetáculo, realizado em dois espaços, na Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, e também no Colégio Passo a Passo. Com uma programação diversificada que inclui contação de histórias, quatro espetáculos teatrais e três leituras dramáticas, o público poderá assistir tudo de forma gratuita. Além disso, o evento trabalhará com a inclusão, uma vez que as programações propostas contarão com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras), tornando-as acessíveis a todos.
VEJA MAIS
A abertura da mostra começa hoje, 9, com a leitura dramática “A farsa do advogado Pathelin”, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal, ocorrendo dentro do projeto "De Pautas e Portas Abertas".
Além da leitura dramática, ”A Farsa do Advogado Pathelin” será encenada, no dia 17 de novembro, às 20h, no mesmo espaço. No dia seguinte, 18 de novembro, é a vez de “Estrada Noturno”; o “Enfim Sós” tem estreia no dia 1º de dezembro.
Na programação, também inclui outras leituras dramáticas que ocorrerão no decorrer do mês de novembro, como por exemplo, “Lapsus”, da Cia 2, no dia 24 do mês; e a terceira leitura, o “Médica à Força”, apresentada pela Má Companhia de Teatro, em 30 de novembro.
A contação de histórias intitulada “Ser Diferente É O Que Nos Une”, do escritor, professor e músico Raimundo Lima, acontecerá no dia 28 de novembro, no Colégio Passo a Passo, também em Icoaraci.
Patricia Rodriguez, atriz, professora de teatro e uma das organizadoras do projeto, revelou que a intenção do evento é atrair o público local para conhecer mais sobre espetáculos teatrais sem a necessidade de deslocamento para o centro da capital paraense, praticando a democratização da arte.
“Nosso objetivo é fomentar a plateia e levar ao público a se interessar em assistir ao teatro por ter uma certa comodidade, suprindo essa vontade de conhecer como são os espetáculos dando a eles uma programação variada para servir como motivar para que visitem futuramente o Theatro da Paz e o Teatro Waldemar Henrique”, complementou a organizadora.
Rodriguez destacou que uma parte fundamental do projeto é o envolvimento ativo dos alunos da escola de artes Koringa, já que são eles próprios os atores que entrarão em ação. “Eles desenvolvem o papel de apresentar a culminância do processo de aprendizagem, então, colocam em prática tudo aquilo que aprenderam no teórico, expressão vocal e construção de personagem”, enumerou a professora de teatro.
Oficinas
Além das programações de espetáculo teatral, leituras dramáticas e uma contação de história, a organização planeja ofertar duas oficinas de iniciação teatral: uma, ministrada para alunos que frequentam a Escola de Arte Koringa, enquanto a outra, é destinada a alunos específicos da EEEFM Teodora Bentes, com idades entre 13 e 14 anos.
O projeto foi selecionado pelo edital 12/2022 - Prêmio FCP de Incentivo à Arte e à Cultura 2023, do Governo do Estado.
Programação
- Quinta-feira - 09/11
LEITURA DRAMÁTICA
A Farsa do Advogado Pathelin - (alunos Koringa)
Hora: 19h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Faixa etária: LIvre
- Sexta-feira, 17/11
ESPETÁCULO
A Farsa do Advogado Pathelin (alunos Koringa)
Hora: 20h
Local: Biblioteca Avertano Rocha - 19h
Faixa etária - 12 anos
- Sábado, 18/11
ESPETÁCULO
Estrada Noturna (Presságio Produções)
Hora: 20h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Faixa etária: 16 anos
- Sexta-feira, 24/11
LEITURA DRAMÁTICA
Lapsus - (CIA2)
Hora: 19h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Faixa etária: 16 anos
- Terça-feira, 28/11
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Ser Diferente é o que nos Une (Raimundo Lima)
Hora: 10h
Local: Escola Passo a Passo
Livre - Infantil
- Quinta-feira, 30/11
LEITURA DRAMÁTICA
Médico à Força (Má Companhia de Teatro)
Hora: 19h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Faixa etária: 12 anos
- Sexta-feira, 01/12
ESPETÁCULO
Enfim Sós (Koringa/Presságio Produções)
Hora: 20h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Faixa etária: 12 anos
- Sábado, 02/12
ESPETÁCULO INFANTIL
Histórias de beira rio: contos para esperar a maré encher (Marvin Muniz e Wagner Abapuru)
Hora: 18h
Local: Biblioteca Avertano Rocha
Livre - Infantil
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA