Galeria de Arte da UFPA abre suas portas com a exposição Terra Incógnita

Mostra reúne 63 artistas da região amazônica, com curadoria de Orlando Maneschy e Keyla Sobral

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira, 07, será inaugurada a Galeria de Arte da Universidade Federal do Pará – GAU. O espaço de produção será também ampliado para conhecimento, preservação e comunicação do patrimônio artístico. 

A GAU será dedicada à valorização da arte e da cultura fértil para experiências e diálogos, conectada ao seu tempo, sem perder perspectivas históricas, atenta às manifestações do Sul Global. 

A galeria se encontra localizada no Mercedários UFPA.

No sábado, 08, o espaço estará aberto para o público em geral, que poderá visitar a exposição Terra Incógnita, notas amazonianas. Com um acervo da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA, que é constituída de editais públicos e da parceria de artistas, estudantes, servidores (as), professoras (es) e pessoas que pesquisam e curam arte aqui e em outras regiões.

VEJA MAIS

image Veleiro da família Schürmann chega a Belém para programação cultural e ambiental; veja como visitar
Embarcação ficará ancorada até 22 de novembro com atividades gratuitas, exposições e debates sobre a proteção dos oceanos.

image Roteiro de arte em Belém: conheça lugares imperdíveis para ver exposições
Um guia para moradores e visitantes apreciarem exposições de arte na capital paraense

image Museu Goeldi estreia duas novas exposições em novembro dentro da programação da COP 30
Com acervo de 2,4 mil peças, as exposições “Diversidades Amazônicas” e “Brasil Terra Indígena” serão abertas ao público nos primeiros dias de novembro

A Exposição Terra Incógnita tem curadoria de Orlando Maneschy e Keyla Sobral e assistência curatorial de Paola Maués.

“O título de nossa mostra Terra Incógnita, designação presente nas antigas cartas náuticas para as regiões não exploradas, desconhecidas, misteriosas, alude a esse desconhecido (para quem?) e busca desvelar outros modos de existências que se revelam com base em vivências de artistas no território amazônico, seja fundamentado em seus conflitos e também em suas imaginações, que pensam e reinventam possibilidades de desenhar futuros possíveis”, explica Keyla Sobral.

Ao inaugurar no período da COP 30, a exposição lança um olhar de dentro do território amazônico, com vozes que se permitem afetar pela história e pelos descaminhos que são propostos à terra- mãe.

“São 63 artistas presentes na mostra, os quais fazem parte de um grupo de pessoas compromissadas com este lugar, a Amazônia. Eles não têm medo de pensar seu papel neste chão tão usurpado. Olham amorosamente com criticidade que, historicamente, não fazia parte do Brasil e que, ainda hoje, se configura, para alguns, como o desconhecido e exótico”, afirma Maneschy.

A visitação à Mostra Terra Incógnita estará disponível às segundas, quintas e sextas feiras, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. A Galeria de Arte da Universidade Federal do Pará está localizada no Mercedários UFPA, com entrada pela Boulevard Castilhos França.

Em 2019, o Conselho Universitário (Consun) aprovou a criação da GAU. Como Órgão Suplementar vinculado à Reitoria, o espaço é de divulgação de produções artísticas e formação de públicos.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA