Feira de brechós realiza 4ª edição no Memorial dos Povos, em Belém, com shows e outras atrações
Evento gratuito reúne mais de 40 brechós, show de Mariza Black, gastronomia e aula de pilates em família
Belém recebe neste domingo (22), a quarta edição do Banzeiro, projeto que reúne mercado criativo, música e gastronomia no Memorial dos Povos, na Avenida Governador José Malcher, nº 257, no bairro Nazaré. A programação ocorre das 10h às 15h, com entrada gratuita, e é fruto da parceria entre o Bora Garimpar Belém (BGB) e o Ôvibe.
O coletivo Bora Garimpar assina a curadoria da área de moda circular e autoral dentro do Banzeiro. Nesta edição, mais de 40 lojas participam, reunindo mais de 5 mil peças entre roupas e acessórios ressignificados, além de criações autorais. A proposta, segundo os idealizadores, é incentivar o consumo consciente, fortalecer o empreendedorismo feminino e ampliar o acesso a produtos sustentáveis e financeiramente acessíveis.
Com apoio da Secretaria de Cultura de Belém, o Bora Garimpar atua na promoção da economia criativa e no debate sobre sustentabilidade, alinhando a moda circular às discussões globais sobre impacto ambiental e valorização da produção local.
VEJA MAIS
A programação cultural inclui, pela segunda vez, o show da cantora Mariza Black e banda, além de DJ ao longo do dia. No repertório, a artista apresenta clássicos do samba, pagode, MPB e música paraense. A expectativa da organização é receber pelo menos mil pessoas durante o evento.
“Acredito que a euforia vá se repetir, desta vez, com um tom colorido e brilhoso do carnaval”, celebrou a cantora Mariza Black.
Na gastronomia, o público poderá encontrar drinks e hambúrgueres do Ôvibe, pizza, culinária oriental do Yamaga e opções de café da manhã e lanches leves do Café Marcelino. A edição também contará com aula de “Pilates em Família”, ampliando a proposta de bem-estar e atividades voltadas para todas as idades.
O Memorial dos Povos, que já sediou outras edições do Bora Garimpar, volta a receber o evento agora integrado ao projeto Banzeiro. Durante a programação, o museu Palacete Bolonha estará aberto à visitação, permitindo ao público conhecer um dos espaços históricos da capital paraense.
Segundo Ana Gibson, uma das idealizadoras do Bora Garimpar, o Banzeiro representa a união de duas iniciativas consolidadas no cenário cultural da cidade. “A expectativa é sempre de receber a cidade com uma programação incrível, de música de qualidade, comida diversificada e muita moda circular e autoral enaltecendo sempre os criativos de nossa cidade”, afirma. Ela destaca ainda que o nome Banzeiro faz referência ao movimento das águas provocado pela passagem de embarcações, simbolizando a intenção de gerar um movimento cultural contínuo em Belém.
Com proposta que integra cultura, lazer, empreendedorismo e sustentabilidade, o Banzeiro consolida-se como evento mensal voltado ao fortalecimento da produção independente e à ocupação de espaços históricos da cidade com atividades abertas ao público.
(Riulen Ropan, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA