CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Editora paraense seleciona escritores de todo o Brasil para publicação de livros sem custos

Os originais podem ser enviados até o dia 17 de fevereiro, nos gêneros prosa ou poesia, de autores maiores de 18 anos de todo o Brasil

Lucas Ribeiro | Especial O Liberal
fonte

A Editora Folheando, de Belém do Pará, anunciou na última quarta-feira (17) um edital de convocação a autores de todo o Brasil. A nova oportunidade busca por originais inéditos para publicar livros dos gêneros poesia ou prosa (crônica, conto, ensaio e romance). Os autores devem ser maiores de 18 anos e as obras podem ser enviadas até o dia 17 de fevereiro para o e-mail original@editorafolheando.com.br.

O resultado com as obras selecionadas será divulgado no dia 26 de fevereiro e os livros selecionados serão publicados ao longo de 2024. Os autores escolhidos na chamada de originais receberão um contrato de edição e publicação da obra para avaliação.

VEJA MAIS

image Livro da escritora paraense Monique Malcher será publicado em espanhol
A novidade foi anunciada nas redes sociais da autora e comemorada pelos seguidores e fãs da obra

image ‘Eu recomendo’: Nathan de Moura, do ‘Belém de Arrepiar’, fala sobre amor pela capital paraense
Belém completa 408 anos de fundação nesta sexta-feira, 12. Nathan Moura indica livro, música e local que lembram a “cidade das mangueiras”.

Criada no Pará, em 2017, a Editora Folheando já publicou cerca de 400 títulos de todo o Brasil, incluindo escritores paraenses, a partir de chamadas públicas e sem custos de publicação para os autores.

Genisson Paes, do município de Cametá e que reside em Parauapebas, é professor e um dos autores do catálogo da editora. O escritor já publicou os romances “Jambo Rosa” e “Dois Urubus” pela Folheando e acredita que a editora permite com que seus autores sejam apresentados a um público diverso e cada vez mais crescente. “Foi a Folheando que proporcionou que meu primeiro romance viesse a público. Seu trabalho é como de uma formiguinha que vai conseguindo o que quer a partir de pequenos passos e da ajuda de muitos parceiros”, explica.

Com a abertura do novo edital, Gennison acredita que essa é uma excelente oportunidade para novos autores e compartilha algumas dicas. “É a leitura que nos inspira, que nos torna mais críticos, que nos permite ter acesso a realidades diversas. Também temos que exercer a autocrítica e estar preparados para recebê-las. Nesse sentido, é muito bom ter alguém de confiança que possa ler o nosso material de maneira imparcial”, acrescenta.

image Magia, adultez e conexões marcam a jornada de amor à literatura de paraenses
Nayana, Vitória e Rodrigo falam como a leitura não é apenas um hábito, mas pode ser uma jornada que molda mentes, conecta pessoas e enriquece a vida de todos que se entregam às páginas de um livro

image Livro furtado do Museu Emílio Goeldi é encontrado na Argentina e repatriado ao Brasil
Desaparecido há 15 anos, a obra relata a viagem de um naturalista entre 1827 e 1832 pelo Rio Amazonas, Peru e Chile

“Recomendo aproveitar as oportunidades que aparecerem. Ter um aceite de Folheando é um bom sinal. Significa que seu texto tem qualidade literária, pois ele foi lido por alguém de maneira crítica. E se o resultado não for o esperado, é interessante continuar lapidando seu material e submetê-lo em futuros editais”, comenta.

O autor faz questão de trazer o cenário nortista como plano de fundo em seus livros, que segundo ele, são lugares pelos quais já construiu uma relação especial ou de alguma forma já o tocaram. “Há temas que me chamam atenção e que eu tenho interesse. Pode ser uma coisa que eu vi, escutei ou mesmo que sonhei. Todas essas peças ficam pairando em meu inconsciente e aos poucos vão pedindo para ganhar vida e irem para a tela do computador”, conclui.

image Douglas de Oliveira é publisher da Folheando e afirma que o edital buscar por obras que sejam originais, inéditas e com qualidade literária. (Foto: Reprodução/arquivo pessoal)

Segundo Douglas de Oliveira, publisher da Folheando, o novo edital tem como um dos principais critérios a originalidade da obra, o ineditismo e a qualidade literária. Além de ser um grande benefício para quem não tem dinheiro e gostaria de ver seu livro editado e publicado. “Na Folheando costumamos manter um diálogo aberto com os autores sobre nossos objetivos. É fundamental a conversa e parceria entre a editora e o autor. Com isso, a ideia é permitir que mais autores publiquem seu material de forma descomplicada”, diz o editor.

image Roberta Tavares, poeta e historiadora, lança segunda edição de livro de poemas
A obra, que teve primeira edição lançada em 2021, reúne 35 poemas autorais

image Escritor Salomão Larêdo é homenageado pela Câmara Municipal de Cametá
O autor, ao longo da carreira, recebeu diversas honrarias e foi um dos destaques da 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

“O mercado literário para as pequenas editoras e editoras independentes passa por um momento de agitação, onde surgem novas editoras a cada momento e novos autores com vontade de publicar. Com isso, a perspectiva é o surgimento de novos leitores devido a essa bibliodiversidade”, finaliza.

Neste ano, a editora publicou 110 títulos de escritores estreantes e veteranos, além de assumir a edição de “Passagem dos inocentes”, clássico do escritor paraense Dalcídio Jurandir (1909-1979), que será lançado em 2024. A editora visa a divulgação e promoção da literatura brasileira contemporânea, com publicações tradicionais, sem custos para os autores.

SERVIÇO

Envio de originais: original@editorafolheando.com.br.

Edital no site www.editorafolheando.com.br.

Mais informações: por e-mail e pelo telefone/WhatsApp (91) 99159-6480, durante o horário comercial das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA