É tempo de pré-Carnaval em Belém: confira a programação da folia

O Bloco Kalango abre a agenda com um circuito novo e trio elétrico na rua

Bruna Dias

Na segunda semana de janeiro Belém já recebe o seu pré-Carnaval, com a volta do trio nas ruas da capital, os foliões já se preparam para um dos períodos mais animados da capital paraense. E se o mês é marcado pela presença das fortes chuvas, isso não desanima quem ama pular o Carnaval e colocar muito glitter e brilho.

Nas ruas do bairro do Reduto e Campina, o ‘Circuito Porto Folia’ é a novidade deste ano. Com concentração no Ver-o-Rio, o trio elétrico segue pela avenida Marechal Hermes até o estacionamento do Porto Futuro. Quem faz essa estreia é o Bloco Kalango, no dia 13 de janeiro, a partir das 16h. Em 2024 ele completará 29 anos.

Thay Macêdo e Thay Balbi se preparam para a folia (Fotos: Igor Mota)

“A maior novidade, que é nossa cereja do bolo, foi a mudança de local do nosso evento. Agora vamos para um espaço no centro da cidade, com fácil acesso. E que nos permitiu também, voltar com o bloquinho na rua, como foi o Kalango lá no seu primeiro momento, quando fazia a sua estreia por aqui. Então isso deu um UP no nosso evento deste ano”, Carlinhos Belo, sócio fundador.

VEJA MAIS

image Escolas de Samba de Belém garantem o primeiro grito de carnaval na capital paraense
Agremiações carnavalescas das Escolas de Samba Associadas (ESA) farão cortejos culturais em vários bairros da cidade

image Bloco ‘Império Romano’ ganha as ruas de Belém e celebra 52 anos de desfile de pré-Carnaval; vídeo
Neste ano o bloco homenageia o compositor Veloso Dias, que faleceu neste mês de dezembro

A novidade animou os foliões, porque como quem acompanha o bloco ao longo de quase três décadas, pedia pelo retorno do trio elétrico. O Nosso Tom é quem vai puxar o bloco na rua.

“O segredo do Kalango é sempre buscar novidades, pode ser um artista convidado, um lugar novo e mais amplo, mas queremos sempre surpreender o nosso público, proporcionando uma experiência de um pré Carnaval único. Além disso, temos a preocupação de fazer com que as gerações curtam esse momento. E para este ano, vamos ter surpresas sim, mas o circuito já é nossa cereja do bolo, como falei! Mas antecipo que terá mais coisa boa por aí”, pontua Carlinhos Belo.

Claro que Ricardo Chaves vem para o Bloco Kalango, afinal ele é o grande anfitrião da festa. Além dele, terá ainda o Nosso Tom, como foi citado acima, o Ninha, ex-Timbalada e o Tuca Fernandes. “O Kalango é uma grande mistura baiana, com os clássicos do Carnaval, a certeza de tudo o que o público gosta. E claro, com a pitada paraense, que é o Nosso Tom, que leva o show elétrico para o circuito”, finaliza o sócio fundador.

Para quem gosta de uma festa indoor, o Amor de Carnaval chega com uma programação, também para o dia 13 de janeiro, no Açaí Biruta, a partir das 16h. As atrações são: Fica Comigo, Just Mike, Nosso Tom, Baladeros e Alisson Muniz.

“Nosso bloco é conhecido por toda a temática que o envolve, a gente entrega um ambiente todo decorado para que o folião apaixonado vá curtir as bandas e DJs com entrega total. São nove anos levando essa experiência para o nosso público, que sempre recebe o ‘Amor de Carnaval’ com empolgação. Este ano, preparamos uma atração surpresa, que ainda não pode ser revelada. Ela chega com a certeza que os corações apaixonados, e também os que ainda vão se apaixonar, vão ser embalados por muito amor nesse dia”, disse Nazza Júnior, sócio fundador do bloco.

No domingo, dia 14, a partir das 14h, outro bloco ganha as ruas do Circuito Porto Folia: o Axé Pra Recordar. Como o nome sugere, os clássicos da música baiana fazem a festa na capital paraense.

“Este ano estamos trazendo o cantor Tatau, ex-integrante do grupo Araketu, e a Patrícia Gomes, ex-Timbalada, como atrações nacionais. No trio elétrico teremos Tonynho Santos e banda. Já na festa indoor tem Mizerô e o estourado ‘Carabao o Furioso’. Uma mistura com tudo o que o público paraense gosta”, contou Jean Machado, diretor do Axé Pra Recordar.

Desde 2016 marcando presença no circuito do pré Carnaval de Belém, o bloco também fez a sua estreia com o carnaval de rua e trio elétrico. Além disso, o Axé Pra Recordar é conhecido por trazer atrações bastante conhecidas do público para a folia belemense.

Na semana seguinte é a vez do bloco dos pagodeiros. O ‘Não Era Amor’, tradicional por fazer a festa indoor e com o pagode em destaque, este ano vem para valorizar a figura feminina. O evento começa a partir das 17h30, no Açaí Biruta.

“Uma das atrações do ‘Não Era Amor’, é a Malu, uma artista excepcional que vem despontando na cena musical. Com uma voz bastante marcante, ela certamente, é uma das vozes femininas que vão ditar o pagode nos próximos anos”, disse Júlio Cezar Patrício, sócio fundador.

“Além disso, vamos trazer também o Suel, artista consagrado já na cena do samba e pagode do Brasil, não só pelas suas interpretações, mas também pelas composições, que fazem muito sucesso com outros artistas. O nosso objetivo é sempre entregar atrações que já fazem sucesso com as que estão começando a fazer, o que sempre dá certo”, acrescenta.

Além dessas duas atrações nacionais, ainda terá o DJ Cereja, conhecido por embalar as festas dos famosos, incluindo o craque Neymar. As atrações locais são: Big Band DBL e Nosso Tom.

“A gente brinca internamente que o ‘Não Era Amo’ é o bloco da pegação e de quem quer curtir o Carnaval sem ser flechado pelo cupido, mas a gente sabe que o pagodeiro gosta mesmo de beijar na boca, cantar no ouvido do flerte e dançar coladinho, então, a dica é uma só: faça o que o coração mandar e vem curtir o bloco”, finaliza Júlio Cezar Patrício.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA