CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia do Folclore: Veja seis séries com personagens do folclore brasileiro para maratonar

Aproveite o fim de semana e veja as produções sobre a cultura popular disponíveis no Youtube e canais de streaming

O Liberal

O Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, desperta a curiosidade sobre a herança cultural rica e diversa que existe em todo o país. E para descobrir mais detalhes e entender melhor sobre os personagens que compõem as histórias, mitos e lendas, várias produções audiovisuais estão disponíveis em alguns canais de streaming e no Youtube.  

Cidade Invisível (Netflix)

image Cidade Invisível (Reprodução: Divulgação / Netflix)

Um grande sucesso da plataforma, “Cidade Invisível” conta a história de um detetive que se depara com um boto cor-de-rosa morto em uma praia, e que, a partir da morte da esposa, descobre a existência de um mundo misterioso com diversas criaturas advindas do folclore brasileiro.

Vou Te Contar (Canal Futura)

Apresentado por Fernando Alves Pinto, “Vou Te Contar” é um programa que em cada um de seus episódios conta depoimentos e histórias sobre algum aspecto da cultura popular, indo do folclore às tradições orais. A produção trata sobre o Boto, Pisadeira, Mãe D’Água, Curupira, Vaqueiro Boaventura e vários outros temas. A primeira temporada, de 2006, e a segunda, de 2008, estão disponíveis na íntegra no YouTube do Canal Futura.

LEIA MAIS

image Veja 10 locais em Belém para visitar e apreciar as tradições populares
Saiba quais são os espaços abertos para visitação que mantêm e preservam a herança cultural


image Sexta-feira 13: moradora do Guamá faz relatos sobre aparição de bruxa em sua casa; confira
'Ela vinha assobiar uma noite sim e outra não. Eu nunca tive coragem de olhar na brecha, tinha pavor'

Turma do Pererê (Canal Brasil)

O desenho “A Turma do Pererê” está disponível no canal do Youtube da emissora Canal Brasil. Baseado nos quadrinhos criados pelo cartunista Ziraldo, o seriado e recria de maneira humorada as histórias vividas por Pererê (o Saci), o índio Tininim, o coelho Geraldinho e toda a sua turma de amigos.

Imaginário

É uma websérie de terror psicológico e imaginário que está disponível no YouTube. Com episódios independentes e curtos, ela mostra histórias de medo e tensão que têm como protagonistas personagens folclóricos ou lendas urbanas brasileiras.

Caçada nas Horas Mortas

Lendas como a Pisadeira, a Mula-sem-cabeça e o Mapinguari, são retratadas de forma aterrorizante na websérie ‘Caçada nas Horas Mortas“.  A produção é de um realizador independente chamado Gemerson Silva, de 45 anos, que escreve, dirige, produz e atua nos vídeos. A websérie conta a história de um caçador de lendas que, a cada episódio, tem encontros com diferentes monstros folclóricos.

AnimaCriança – Lendas Brasileiras (Vivo Play)

image AnimaCriança – Lendas Brasileiras (Reprodução: Divulgação / Amazon Prime Video)

O programa possui 13 episódios que contam sobre a história de algum personagem do folclore brasileiro. No entanto, a ilustração e narração é feita pelo ponto de vista das próprias crianças. Curupira, Mula sem Cabeça e Negrinho do Pastoreio são alguns dos personagens que aparecem na série.

Turma do Folclore (Amazon Prime Video)

image Turma do Folclore (Reprodução: Divulgação / Amazon Prime Video)

Esse desenho animado, que já possui seis temporadas, tem como protagonistas uma turma de amigos compostos por personagens das lendas brasileiras. Ao longo de seus episódios, eles ensinam para as crianças canções, como a Música do Índio, comemorações importantes que são celebradas no país e histórias populares.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA