CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Concurso Literário Bruno de Menezes tem inscrições prorrogadas até terça-feira

Escritores a partir dos 16 anos podem se inscrever para participar dos gêneros Poesia e Literatura Infantil

Redação Integrada

Concurso Prêmio Literário Bruno de Menezes, organizado pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel), estará com inscrições abertas até a próxima terça-feira (25). O concurso premiará dois escritores nos gêneros poesia e literatura infantil que terão suas obras publicadas e impressas em mil exemplares, sendo 200 distribuídas para as escolas municipais de Belém. O prêmio integra as atividades da I Bienal de Artes de Belém.

VEJA MAIS

image Paraense é destaque em Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal
Vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2021, Fábio Castro participou de Feira com 300 escritores de várias países

image Casinha Literária: projeto leva o acesso a leitura por meio de ‘minibibliotecas’ nas ruas de Belém
A iniciativa busca oferecer gratuitamente a pessoas sem recursos financeiros o acesso a um acervo de livros doados por meio de uma rede solidária

image Poeta paraense concorre a prêmio literário no Rio de Janeiro
Willame Coelho, de 26 anos, teve livro de poesia indicado como finalista do prêmio “Reflexo Literário”

Qualquer pessoa a partir dos 16 anos pode participar. Os interessados devem entrar no site da Fumbel, ler o edital e reunir os documentos para se inscrever. Os menores de idade precisarão preencher também um documento de autorização dos pais ou responsáveis. As obras literárias do gênero poesia devem conter entre 60 e 70 páginas. Já as obras no gênero literatura infantil deverá ter no máximo 32 páginas.

O escritor, poeta e compositor Renato Gusmão pretende participar da iniciativa e a considera fundamental para incentivar e ajudar os novos escritores. Renato já lançou cinco livros independentes dentre eles “Palavras no Tempo” (2002), “Café com Angú – Crônicas e outros poemas” (2007) e “Barulhentos caudalosos, Encharcados” (2013).

“Eu acho de suma importância, sempre tem que haver esse tipo de iniciativa, porque na minha avaliação, a literatura sempre é deixada em segundo plano, em último plano. A literatura tem que estar presente assim como as outras artes. Ela é tão importante quanto as outras linguagens, como música e arte visual”, opina. “Tem que haver maior valorização sim, dessa linguagem que é a literatura, porque estimula e oferece oportunidades para novos escritores. Quantos escritores novos já não surgiram através de concursos literários?”, indaga.

Gorette Figueiredo, diretora da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, entidade vinculada à Fumbel responsável pela execução do concurso, explica que a prorrogação foi feita para garantir a participação de mais escritores. “A prorrogação se deu seguindo o que tem sido uma quase regra de todos os concursos e editais de fomento à cultura, que têm seus prazos prorrogados para que mais pessoas possam apresentar seus projetos, dando um panorama mais abrangente, neste caso, da produção literária paraense”, explica.

De acordo com ela, o segmento do ‘Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas’ foi um dos que demandaram o maior número de ações, voltadas para o incremento da cadeia produtiva do livro e das ações de fomento às práticas de leitura. O edital para publicação de obras literárias, gera o envolvimento de editoras, escritores, educadores e leitores.

“Para a definição dos gêneros, optamos pela literatura infantil por ser o ponto de largada para formação de uma cidade de leitores. As crianças começam a praticar as primeiras leituras, com os livros voltados ao seu universo com seus personagens característicos e linguagem apropriada. Já a poesia, escolhemos para contemplar a rica produção dos poetas paraenses”, destacou.

Gorette adianta que o planejamento da Fumbel é ampliar para outros gêneros literários nas próximas edições. “Quanto aos demais gêneros, compreendemos que há demandas para todos, porém os recursos disponíveis para 2022 não eram suficientes para contemplarmos todos. Vamos primeiro finalizar as etapas deste primeiro Edital. A ideia é sempre ampliar o prêmio”, garantiu.

Serviço:

Concurso Literário Bruno de Menezes

Inscrições: até terça-feira, dia 25 de outubro

Documentos necessários no edital disponibilizado no site da Fumbel: fumbel.belem.pa.gov.br

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA