CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Filmes paraenses são selecionados em mostra de cinema que terá exibição nacional

Amensalismo, A Aventura de Patyzuli no Círio e Desculpa Não Dizer Que Te Amo são destaque na Mostra Sesc de Cinema (MSDC)

Bruna Dias
fonte

Três filmes paraenses foram selecionados pela Mostra Sesc de Cinema (MSDC), uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil. Em sua oitava edição, 48 filmes foram selecionados - 7 longas, 1 média e 40 curtas. Eles serão exibidos em espaços do Sesc de vários estados por 12 meses. As datas ainda serão divulgadas.

Além disso, o projeto concedeu um valor total de até R$ 200 mil em licenciamentos. 

No Pará, na categoria Panorama Brasil, foi selecionado Amensalismo, de Júnior Vaz Canaã. No Panorama Infantojuvenil, foi selecionado o paraense A Aventura de Patyzuli no Círio, de Nelson A. A. Nunes. Desculpa Não Dizer Que Te Amo, de Beatriz Balby, foi selecionado na categoria Destaques Estaduais.

O curta-metragem "Desculpa não dizer que te amo" estreou em março deste ano no Sesc Ver-o-Peso. O filme surgiu após uma iniciativa de estudantes de cinema e audiovisual da UFPA. A trama conta a história de mulheres negras de uma mesma família, que vivem uma relação conturbada e sufocada pela falta de demonstração de afeto, mostrando o cotidiano vivido por muitas mulheres negras da periferia, que para sobreviver, se sacrificam diariamente e têm suas relações impactadas pela vulnerabilidade social. O curta aborda questões como laços familiares, cultura negra e as pressões sociais colocadas sobre as mães-solo.

VEJA MAIS

image Filme 'Paraíso', de Ana Rieper, vence mostra competitiva do CineOP
Um mostra competitiva voltada exclusivamente a filmes que utilizam material de arquivo foi apresentada.

image De Jurassic World e BTS a Pedro Pascal, confira 10 estreias do cinema em julho
Este mês terão grandes lançamentos.

image Mostra Grande Otelo começa hoje com exibição gratuita em salas de cinemas de 20 cidades
O evento é realizado pela Academia Brasileira de Cinema.

O filme de Beatriz Balby foi iniciado a partir de um projeto da universidade em parceria com sua amiga Naya, para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O curta chamou atenção e acabou recebendo mais robustez com a aprovação de um edital, pela Lei de Incentivo Paulo Gustavo. Por conta disse, o curta recebeu adaptações para ganhar a tela do cinema.

“Estou muito feliz, de verdade. Acho que um sentimento comum entre nós, artistas, é esse: colocamos muito amor, tempo e dedicação nos nossos trabalhos, não necessariamente esperando reconhecimento como objetivo principal, mas sim com a vontade de contar histórias que acreditamos e que achamos que merecem ser vistas. ‘Desculpa não dizer que te amo’ é um filme sobre mulheres negras que todos nós conhecemos ou convivemos ao longo da vida. Ele exalta uma riqueza que está no nosso cotidiano, mas que muitas vezes passa despercebida por conta da correria da nossa rotina. É sobre o amor expresso não em palavras, mas no cuidado e no apoio incondicional das matriarcas da nossa família. Então sim, estou muito feliz com essa conquista e, principalmente, com a possibilidade de que mais pessoas conheçam a história da Rosa e da Maria”, explica Balby.

Sem data definida para a exibição, a diretora antecipa a novidade: “A exibição está prevista para acontecer entre os meses de outubro e novembro. Como o filme foi contemplado no Estado do Pará, ele integrará a programação dos estados da região Norte”.

image Desculpa Não Dizer Que Te Amo (Beatriz Silva / Fotógrafa Still)

Em 2025, a MSDC registrou 2.145 inscrições, recorde histórico, e teve um aumento de 40% em relação ao ano passado, 60% das obras inscritas foram de filmes inéditos, o que ressalta a importância da Mostra Sesc para o cinema independente nacional. Elas serão exibidas ao público pela primeira vez no evento em setembro, em Vitória (ES). 

Além disso, foi registrada ainda a ampliação da participação de mulheres na direção das obras: entre os filmes selecionados para a mostra nacional, a maior parte deles foi dirigida ou codirigida por mulheres, sendo 26 realizadoras premiadas.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA