Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: confira 6 dicas de filmes para celebrar esta data

Filmes que abordam a representatividade das histórias de amor entre mulheres são ótimas opções para este dia 29; plataformas de streaming possuem várias produções sobre a temática

Juliana Maia

Comemorado nesta segunda-feira (29), o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica existe no Brasil há 26 anos. A data foi estabelecida no país durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ), em 1996. Desde então, a data é utilizada para dar visibilidade às mulheres lésbicas, discutir políticas públicas de combate à lesbofobia e para celebrar a conquista pelos direitos. Assistir filmes que abordem o amor e a vivência destes casais é uma ótima opção para passar este dia. Confira a lista:

VEJA MAIS

Dia do Orgulho Lésbico: Belém ganha ações de assistência às mulheres lésbicas
A data é celebrada nesta sexta-feira (19) em memória à primeira grande de ativistas lésbicas no Brasil, em 1983

Valentina, filha de Tadeu Schmidt, publica no Dia do Orgulho LGBTQIA+: 'sou queer e me orgulho'
A atriz de 19 anos se assumiu no ano passado, na mesma data, e foi as redes sociais para falar sobre o assunto; Tadeu e outros famosos comentaram a publicação

Dia do Orgulho LGBTQIA+: dicas de filmes, documentários e séries para assistir nesta data
Plataformas de streaming contam com diversas produções que abordam a temática. Uma ótima opção para celebrar este dia tão importante para a comunidade lgbt+

TELECINE 

Nós Duas

Lançado em 2019, o drama conta a história de Nina e Madeleine, um casal de idosas que vive um romance secreto por anos. A família acredita que são apenas vizinhas e melhores amigas, mas um evento inesperado traz à tona a relação de amor entre elas. A filha de Madeleine não apoia a relação e Nina começa a buscar maneiras de estar sempre ao lado de seu amor. 

HBOMax

Flores Raras

A produção brasileira é baseada na história de amor real entre a poetisa americana Elizabeth Bishop, interpretada por Miranda Otto, e a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares, vivida pela atriz brasileira Glória Pires. A história se passa entre as décadas de 50 e 60 e mostra a viagem de Elizabeth ao Rio de Janeiro para buscar inspiração para seus versos. A princípio, ao se conhecerem, Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra.

Alguém Avisa?

Harper e Abby são um casal de namoradas e, juntas, decidem passar o jantar de Natal com a família de Harper. Ao chegar na cidade, Abby percebe que o seu relacionamento era mantido em segredo e que a família não fazia ideia de que ela namorava com a moça. Entre tantas tentativas, Harper então decide conversar com a família, que tem um comportamento muito diferente do que ela esperava.

APPLE TV

Retrato de Uma Jovem Em Chamas

Marianne, pintora francesa, e Héloise, uma jovem que será retratada em um quadro da jovem pintora, se apaixonam e vivem um relacionamento durante o século XVIII, onde o preconceito ainda era muito forte. Durante os dias em que passa observando e pintando Héloise, Marianne se vê cada vez mais apaixonada pela moça, que está prestes a se casar.

NETFLIX

A Festa de Formatura

Emma é uma adolescente do último ano do ensino médio e se prepara para viver o tão sonhado baile de formatura com a namorada. Quando a direção da escola toma conhecimento da acompanhante de Emma, a decisão de cancelar o baile é tomada imediatamente. O caso viraliza nas redes sociais e chama a atenção de um grupo de estrelas da Broadway que decide ajudar a jovem a realizar seu sonho. 

PRIME VÍDEO

Amor Por Direito

A policial Laurel Hester, diagnosticada com uma doença terminal, decide, como uma prova de amor, lutar para que a namorada Stacie Andree tenha direito à pensão após a sua morte. A decisão da policial não é vista com bons olhos pelas autoridades, que se recusam a reconhecer a união das duas. 

(Estagiária Juliana Maia, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA