MENU

BUSCA

Bruno Gouveia, do Biquíni Cavadão, autografará biografia em Belém

Além do show ao lado do 'Paralamas do Sucesso', Belém terá lançamento de livro

Vito Gemaque

Os fãs do Biquíni Cavadão ainda terão uma oportunidade imperdível de encontrar com o vocalista Bruno Gouveia bem de perto. O artista, que lançou em julho deste ano a autobiografia “Impossível esquecer o que vivi” fará uma sessão de autógrafos na Livraria Saraiva, do Shopping Boulevard, também na sexta-feira, dia 13, às 17h. No livro Bruno relembra a própria via que se confunde com a trajetória da banda desde a década de 80.

Leia também: - Gigantes do rock se reunirão em Belém na próxima semana

“Acabou acontecendo, não era um sonho. Como coloco já no início do livro, era para ser um rascunho para juntar as informações, para um biógrafo, mas saíram tão fáceis as informações que queria, que senti um estranhamento e seria insuportável qualquer pessoa fazer a biografia, porque iria encher ele sobre como seria a forma que deveriam colocar as coisas”, revela. Segundo ele, a história do Bruno se funde totalmente com o Biquíni Cavadão a partir da página 46.

Para o jornalista Luiz André Alzer, autor do “Almanaque anos 80” e da biografia dos Titãs “A vida até parece uma festa”, diferentemente de outros grupos consagrados retratados em biografias, a trajetória do Biquíni Cavadão é contada a partir das próprias entranhas, com o olhar único do vocalista e fundador Bruno Gouveia. “É impossível esquecer o que vivi traz uma riqueza de detalhes, não só da banda, mas do rock brasileiro, que só quem estava do lado de dentro poderia narrar”, afirma.

Durante a elaboração do livro, Bruno tentou ao máximo fazer que a leitura fosse fluida, de fácil compreensão e atraente. “Li muitas biografias e autobiografias, algumas delas ficam maçantes. Às vezes repetitivas, e eu estava preocupado com isso. Queria fazer um livro de ‘pegar e não largar mais’. E fui estudando bastante os livros porque queria prender a atenção”, detalha. Há dez anos Bruno escrevia em blog as experiências com o Biquíni Cavadão. Esta experiência ajudou a escrever a autobiografia.

 “Eu não queria fazer algo chapa branca que era algo que a biografia apresentasse os acertos e os erros, as cosias que deram certo e não deram, as grandes reveses que a vida poderia criar na nossa história que se mistura com o meu lado pessoal. De alguma forma acho que também você explicar o que você passa e como superar estes momentos difíceis é inspirador para quem aprecia a banda”, detalha.

Mesmo com quase 40 anos a banda está na ativa e continua construindo a própria história. O autor e vocalista Bruno Gouveia assume ainda que a autobiografia não contempla toda a história do Biquíni Cavadão, mas é um ponto de vista. “Ainda tem tanta coisa a mais por contar sobre o Biquíni, mas com certeza é uma história que a gente se orgulha muito com todo o carinho. O farol do Biquíni estará sempre para frente”, esclarece.

Agende-se: Tarde de autógrafos 

“Impossível esquecer o que vivi” de Bruno Gouveia

Local: Livraria Saraiva, do Shopping Boulevard.

Data: sexta-feira, dia 13.

Horário: às 17h. 

Cultura