‘Amazônidas’ se despede do Rio de Janeiro após dois meses de exposição gratuita

Mostra recebeu cerca de dois mil visitantes e terá nova exibição em Belém a partir de abril

Amanda Martins
fonte

Cerca de dois mil visitantes passaram pela exposição Amazônidas” durante sua temporada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. Agora, a mostra se despede do público carioca no próximo sábado (21), com uma finissage marcada para as 16h. O público ainda pode visitar o espaço ao longo da semana, das 12h às 19h, com entrada gratuita.

VEJA MAIS

image Bruna BG lança 'O Norte Pulsa', manifesto sonoro pela Amazônia viva
Intenção é colocar no meio das discussões da COP 30, por meio da música, temas caros aos amazônidas, como identidade, território e resistência

image Belém recebe poéticas femininas amazônicas na Caixa Cultural
Mostra organizada pelo Museu das Mulheres, com 80 trabalhos de 21 artistas da Amazônia, poderá ser conferida a partir desta sexta (30) até 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Museu das Amazônidas, no centro de Belém

image Mostra 'Uma Belém no Olhar de Alguém' reúne fotos confeccionadas por mulheres amazônidas
Exposição pode ser conferida até 8 de abril no Centro Cultural Banco da Amazônia, no centro da capital paraense

Realizada pelo Instituto Mulheres Artistas da Amazônia (IMAA), a exposição ocupa a Galeria B, no térreo, no Corredor Cultural do espaço expositivo, reunindo 39 obras que evidenciam a produção de 15 mulheres artistas da região Norte. A coletiva apresenta trabalhos em artes plásticas, fotografias, esculturas, poesias, arte têxtil e instalações, com abordagens que dialogam com ancestralidade, biodiversidade, religiosidade e cotidiano ribeirinho.

‘Amazônidas’ se despede do Rio de Janeiro após dois meses de exposição gratuita

A curadoria é assinada por Renata Costa, que organizou a mostra com obras de Andréa Noronha, Aracely Miranda, Ariany Machado, Cristina Gemaque, Maria Libonati, Milene Fonseca, Paula Guedes, Rosana Uchôa, Rose Maiorana e Rose White, além dos convidados Aline Coutinho, Francelino Mesquita, Jó Sales e Osvaldo Gaia.

Inspirado pela realização da COP 30 em Belém, o projeto foi construído a partir das vivências compartilhadas pelas artistas, que transformaram memória, fé e experiências cotidianas em expressões visuais. Ao longo da temporada, o público percorreu diferentes narrativas sobre a Amazônia, apresentadas como território de identidade cultural e diversidade.

Presidente do IMAA e uma das artistas participantes, Andréa Noronha avalia que o período em cartaz foi estratégico para o Instituto. Segundo ela, além do número expressivo de visitantes presenciais, a mostra recebeu público de diversas regiões do Brasil e visitantes internacionais, ampliando o alcance da iniciativa. 

“Essa visibilidade no cenário carioca, um dos mais relevantes do país, consolida o reconhecimento das nossas artistas amazônicas e amplia o debate sobre a produção feminina na arte contemporânea”, afirmou.

Exposição itinerante

Com o encerramento da temporada no Rio, “Amazônidas” inicia uma nova etapa. Diante da repercussão e do número de visitantes, a exposição se torna itinerante. A primeira parada será em Belém, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará (CCJE), com abertura prevista para o início de abril.

Para Andréa, o retorno à capital paraense tem significado especial. Ela afirma que ‘Belém é a terra que inspira as histórias e a produção artística das mulheres amazônicas’ e que o público local poderá vivenciar uma imersão nas expressões culturais apresentadas na mostra. “O reencontro com o nosso território fortalece ainda mais o sentido da exposição”, declarou.

Além da itinerância, o IMAA prepara uma programação paralela com rodas de conversa, visitas guiadas, lançamentos de livros, apresentações fotográficas e oficinas de colagem. “Essas atividades visam fortalecer o protagonismo das mulheres artistas amazônicas e garantir que suas vozes sejam ouvidas em todo o Brasil”, destacou Andréa.

SERVIÇO:

  • Visitação: até o dia 21 de fevereiro de 2026;
  • Local: Centro Cultural Correios Rio de Janeiro – Corredor Cultural – Galeria B – Térreo;
  • Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, nº 20 – Centro – RJ;
  • Funcionamento: Terça a sábado, das 12h às 19h;
  • Classificação livre;
  • Entrada gratuita. 
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA