Quando pode montar a árvore de Natal? Entenda o simbolismo da decoração natalina

Pela tradição cristã, cada elemento natalino deve ser inserido na decoração em um determinado período, visando o processo de nascimento de Jesus

Carolina Mota

Chega o início de novembro e logo é possível ver os sinais que a próxima data comemorativa está por vir: o Natal. Porém, mesmo que muitas luzes pelas cidades sejam presenciadas, lojas decoradas de acordo com o calendário e outros elementos da comemoração, algumas pessoas ficam em dúvida sobre quando começar a arrumar as casas com os enfeites natalinos, em especial, a árvore de Natal.

Saiba qual o melhor momento para montar a sua árvore de Natal e aproveitar cada etapa de uma das comemorações mais aguardadas do ano.

VEJA MAIS

image Mercado de pets investe em roupas e acessórios para o Natal em Belém
Setor vê as vendas aumentarem nesse período, pois tutores fazem questão de colocar os animais no clima das datas comemorativas

image Compras online oferecem agilidade de entrega no natal
Formosa Mix acompanha a evolução do mercado e investe no e-commerce

Quando começar a montar a árvore de Natal?

Para aqueles que desejam seguir à risca a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada sempre no primeiro domingo do advento, período que antecede quatro semanas do Natal, representando a preparação para o nascimento de Jesus, que este ano cai no dia 03 de dezembro. No entanto, diversas lojas enfeitam os estabelecimentos bem antes para movimentar o mercado para este período.

Pode montar a árvore de Natal antes da data?

Há anos que o Natal não é uma comemoração apenas religiosa. Por esse motivo, não existe uma data estabelecida como obrigatória para o início das organizações para o Natal.

Outros enfeites natalinos também possuem significados religiosos

Pisca-piscas, presépios e guirlandas também fazem parte da decoração de Natal. Conforme padres e tradições cristãs, o ideal é ir organizando a casa aos poucos até o dia 24 de dezembro, com o Menino Jesus colocado na árvore apenas na noite de Natal.

Os enfeites simbolizam o processo histórico do nascimento de Jesus, onde cada símbolo representa ou uma ação, ou algum elemento daquele período. As bolas de Natal, por exemplo, representam os frutos da vida humana e os desejos. Já o sino, representa a anunciação do menino Jesus. Confira os mais usados no Natal:

  • Ceia: possui o intuito de unir as pessoas para celebrar o nascimento de Cristo
  • Guirlanda: representa o amor sem fim de Deus
  • Estrela: simboliza o filho de Deus
  • Pinheiro: Por ser uma árvore que fica verde durante o ano inteiro, simboliza a esperança.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA