CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

STF: universidades podem exigir 'passaporte da vacina' para retorno das aulas presenciais

Para maioria dos ministros, as instituições de ensino têm autoridade para exercer a autonomia universitária e podem legitimamente exigir o comprovante de vacinação

O Liberal
fonte

As universidades poderão exigir comprovante de vacinação conta covid-19 como condição para o retorno das atividades presenciais. O caso está sendo julgado no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), onde os ministros apresentam os votos por escrito em um sistema eletrônico. Porém, a maioria dos ministros já votou pela derrubada do despacho no qual o ministro da Educação, Milton Ribeiro, decidiu que as instituições de ensino federais não poderiam cobrar vacinação para o retorno presencial. As informações são da Agência Brasil.

Já votaram Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Carmen Lúcia, Rosa Weber, Edson Fachin e Gilmar Mendes, que acompanharam o entendimento de Ricardo Lewandowski. Os demais ministros podem depositar seus votos até as 23h59 desta sexta-feira (18). Salvo algum pedido de vista ou destaque (remessa ao plenário convencional), deve prevalecer o voto da maioria.

VEJA MAIS

image Justiça nega pedido de advogadas que queriam entrar na sede da OAB-PA sem comprovante de vacinação
As autoras da ação entendem que o cidadão não estaria obrigado a tomar qualquer vacina contra a covid-19

image Coordenadora da Faculdade de Medicina da UnB deixa cargo após exigência de passaporte de vacina
Professora alega que exigência é uma ‘incongruência’ e se diz em desacordo com a gestão

Ribeiro argumentou não ser possível as universidades exigirem comprovante de vacinação, pois tal exigência seria “um meio indireto à indução da vacinação compulsória”, que “somente poderia ser estabelecida por meio de lei”. Publicado em 30 de dezembro no Diário Oficial da União (DOU), o despacho assinado por ele já havia sido suspenso pelo ministro Ricardo Lewandowski, a pedido do PSB.

image UFPa emite comunicado contrariando MEC e seguirá exigindo 'passaporte da vacina'
Decisão ocorre horas após o ministro da Educação, Milton Ribeiro anunciar que instituições federais de ensino não podem cobrar vacina contra a covid para restabelecer a volta das aulas presenciais

Para Lewandowski, o MEC não poderia ter feito imposição às universidades sobre a exigência ou não do comprovante de vacina, pois isso violaria a autonomia universitária, que abarca dimensões não só educacionais e financeiras, como também administrativas e relativas à saúde.

“As instituições de ensino têm, portanto, autoridade para exercer a autonomia universitária e podem legitimamente exigir a comprovação de vacinação”, argumentou Lewandowski.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL