Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

'Projeto Comprova' lança aplicativo para celular que ajuda a identificar desinformação

A iniciativa é liderada pela Abraji e reúne mais de 40 veículos de comunicação brasileiros, entre eles, O Liberal; segunda versão do aplicativo permitirá verificação de imagens

Gabriel Mansur

O “Projeto Comprova” está lançando um aplicativo para celulares que ajuda usuários a identificarem desinformação. A iniciativa colaborativa de verificação de fatos é formada por 43 veículos de comunicação brasileiros, entre eles “O Liberal”, e liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).

VEJA MAIS

Organizações cobram ações de 'Big Techs' sobre o combate de Fake News nas eleições
O documento cobra maiores ações das plataforma nesse período

Entenda como as fake news ameaçam a democracia
Veiculação de notícias falsas deve ser combatida pela sociedade

Eleições 2022: Justiça Federal do Pará e TSE firmam parceria para enfrentamento à desinformação
Assinatura do termo de adesão ocorreu durante a visita do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, à capital paraense

Desenvolvido pela empresa Vortigo, com apoio e financiamento por parte do Google Brasil, a primeira versão do aplicativo já está disponível na Google Play Store e na Apple Store. Com ele, os usuários poderão:

  • Acompanhar as verificações publicadas pelo projeto;
  • Enviar sugestões de conteúdos suspeitos para verificação;
  • Conhecer técnicas para identificação de conteúdos enganosos ou falsos, disseminados nas redes sociais.

Além dos recursos que já estão disponíveis, uma segunda versão do aplicativo será lançada em até duas semanas, e com ela o usuário poderá fazer investigações de imagens com um recurso de busca

Abraji quer que mais pessoas tenham acesso às verificações

A presidente da Abraji, Katia Brembatti, declarou que a iniciativa é mais uma mostra de como a Associação está buscando todos os canais para chegar a cada vez mais pessoas: “O combate à desinformação exige esforços em várias frentes. O aplicativo é uma forma de estar presente nos celulares”, disse Brembatti. 

Coordenador da Google News Initiative no Brasil, Marco Túlio Pires, avaliou que a criação do aplicativo chegou em um momento importante no país. “Por meio dele [aplicativo], agora o brasileiro vai poder acessar conteúdo checado sobre as eleições diretamente na tela do seu celular”, afirmou. 

Criado em 2018 para investigar a veracidade de conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais disseminado nas redes sociais, aplicativos de mensagens e sites, o Projeto Comprova reúne diversos veículos de comunicação e já produziu mais de 800 reportagens investigativas e seus profissionais já treinaram mais de 5 mil jornalistas e estudantes de jornalismo.

(*Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão da editora de OLiberal.com, Ádna Figueira)

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL