CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pfizer suspende teste com remédio para covid-19; entenda

Remédio é desenvolvido pela farmacêutica era testado no Brasil pela Fiocruz

O Liberal
fonte

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (INI/Fiocruz) suspendeu o projeto que testaria o medicamento Paxlovid para pacientes de baixo risco para covid-19. Não haverá, assim, mais busca por voluntários. As informações são da Agência Brasil.

A Pfizer, que desenvolveu o remédio, explicou que os estudos clínicos no grupo de pessoas abaixo de 65 anos sem comorbidades não constatou, em análise preliminar, diminuição significativa no tempo de sintomas e na internação desses pacientes.

VEJA MAIS

image Covid-19: 28 milhões de vacinas podem vencer; valor do prejuízo será $ 1,23 bilhões
Nesta quarta-feira (15), o Ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo, determinou que o Ministério da Saúde adote ações para evitar o prejuízo

image Belém e Ananindeua não têm previsão de volta das máscaras em locais fechados
A decisão leva em conta os cenários da covid-19 dos municípios; grandes capitais voltaram a recomendar a utilização do equipamento

image Pará: Comprovante de vacinação contra a covid-19 passa a ser exigido apenas em ambientes fechados
Cobertura vacinal e redução de casos foram levadas em consideração na medida

Na terça-feira (14), o instituto divulgou que buscava voluntários para realizar os testes no Rio de Janeiro em parceria com a farmacêutica, como parte de uma pesquisa realizada em diversas partes do mundo com 1.980 voluntários.

Com mais de 65 anos

O INI também participou dos testes anteriores do Paxlovid, que mostraram que o medicamento é seguro e eficaz no tratamento de pacientes com alto risco (pessoas acima dos 65 anos e com comorbidades) para o desenvolvimento de quadros mais graves da doença, o que continua válido.

Esses dados permitiram que o uso emergencial do remédio contra covid-19 fosse liberado por agências regulatórias como a FDA, dos Estados Unidos, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas para os grupos de risco.

Na convocação de voluntários publicada na terça-feira, a Fiocruz citava que os resultados em pacientes de alto risco apontaram que o remédio, que combina os antivirais nirmatrelvir e ritonavir, reduziu em 89% a hospitalização pela doença e óbitos.

image Sespa regulamenta a distribuição do 1º medicamento para tratamento da covid-19
O medicamento Baricitinibe deve atender a rede pública de saúde

Resposta

A Pfizer Brasil esclareceu que com relação aos questionamentos sobre o estudo EPIC-SR (Evaluation of Protease Inhibition for Covid-19 in Standard-Risk Patients) do paxlovid, a empresa decidiu cessar a inscrição do estudo por causa da baixa taxa de hospitalização ou morte na população de pacientes de risco padrão. No entanto, continuará avaliando o tratamento em populações com alta necessidade médica não atendida.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL