Golpe do falso boleto do IPVA: entenda o que é, como se proteger e denunciar

Este golpe já foi identificado em mais de 10 estados e pode ser feito através de redes sociais e até correspondência física

Karoline Caldeira
fonte

Um novo golpe em circulação está colocando em risco a segurança digital da população. O chamado Golpe do falso boleto do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) já foi identificado em diversos estados do país, inclusive no Pará. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) esclarece aos usuários sobre o golpe que envolve o nome da instituição e ressaltou que não envia boletos, por e-mail, para pagamento de débitos tributários.

O golpe está fazendo mais vítimas devido a forma de atuação dos criminosos. São simulados sites e emitidos boletos com falsas cobranças de tributos, mas com preços atrativos para os contribuintes. Assim, ao clicar nos links enviados, os golpistas conseguem ter acesso a senhas, contas correntes, cartões de crédito e até podem clonar o WhatsApp. Para saber mais, veja como funciona esse crime e como se prevenir.

VEJA MAIS

image Sefa alerta a população para golpe envolvendo o nome do órgão
A Secretaria orienta os contribuintes a buscarem os canais oficiais do órgão para prevenir a ação de criminosos

image Empresa é acusada de aplicar golpes em Belém
Polícia Civil investiga o caso; crime pode ser denunciado por meio do 190

image Saiba o que fazer para não cair no golpe das criptomoedas, como o aplicado pelo 'Sheik dos Bitcoins'
Nesta semana, foi preso em Curitiba Francisley Silva, que aplicou golpes de mais de R$ 4 bilhões em vítimas brasileiras

Como é o Golpe do falso boleto do IPVA?

A popularização dos golpes virtuais está ganhando diversas modalidades e atingindo várias instituições. No caso desta falsificação de boleto, o crime ocorre por e-mail, redes sociais e até no envio de guias de pagamentos falsificadas para a residência do contribuinte. Hoje, cerca de 12 estados fazem a entrega em domicílio e os órgãos afetados, como o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Secretarias Estaduais de Fazenda já emitiram alertas de que ofertas com descontos não são enviadas.

Para evitar ser vítima deste tipo de golpe, veja um vídeo feito por um contribuinte que orienta como identificar se a correspondência é fraudada ou original. Confira:

Como prevenir o Golpe do falso boleto do IPVA?

Existem diversas formas de evitar esse tipo de golpe, como verificar atentamente os dados presentes na correspondência física e consultar o site do governo do estado em que seu automóvel está registrado. Neste site também é possível ter acesso aos bancos credenciados.

VEJA MAIS

image Golpe do empréstimo: entenda o que é, como se proteger e denunciar
Esse tipo de fraude financeira já fez diversas vítimas no Pará e tem como público-alvo servidores públicos, aposentados, militares e pensionistas

image Golpe do 'falso leilão': entenda o que é, como se proteger e denunciar
Os criminosos criam uma página na internet e fazem a exposição de veículos, como caminhões e carros de luxo, para serem leiloados com valor bem abaixo do praticado no mercado. Entretanto, tudo não passa de um golpe que já fez vítimas no Pará

O pagamento do boleto do IPVA pode ser feito nos terminais de autoatendimento, internet e agências. Para isso, só é necessário estar com o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) do veículo em mãos.

Como denunciar o Golpe do falso boleto do IPVA?

Se você foi vítima desse tipo de crime ou similares, pode registrar ocorrências em qualquer delegacia, pelo Disque Denúncia 181, ou presencialmente, na sede da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos, que fica localizada na Avenida Pedro Miranda, nº 2.288, bairro da Pedreira, em Belém.

VEJA MAIS

image Golpe do Falso Parente: o que é, como se proteger e denunciar
Golpes pelas redes sociais estão cada vez mais frequentes e podem causar grandes danos emocionais e financeiros nas vítimas

image Internet facilita casos de golpes financeiros; saiba como se proteger
Usuários devem ter cuidados com redes sociais, links suspeitos e não devem compartilhar dados pessoais

Além disso, a Sefa orienta que as pessoas prejudicadas e em caso de dúvidas, procure o atendimento do órgão pelo 0800.725.5533 ou pelo chat no site da www.sefa.pa.gov.br.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL