CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sintepp aponta que já podem ser 44 escolas municipais de Belém com casos de covid-19

Levantamento do Sintepp tem 42 confirmações e aguarda de mais duas unidades. Sindicato aguarda posição da justiça para decidir sobre greve.

Victor Furtado
fonte

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) aponta que já há 42 escolas com casos confirmados de covid-19. Faltam confirmações de mais duas: Alzira Pernambuco e Alfredo Chaves, que podem levar o total a 44. O número de casos é uma justificativa da entidade para a suspensão das aulas presenciais. Na tarde desta quinta-feira (29), a comunidade escolar da Alzira Pernambuco pode fazer um ato, cobrando a suspensão das aulas presenciais. Se até o dia 3 não houver definição, uma greve sanitária pode ser deflagrada.

LEIA MAIS:

No Pará, somente Belém mantém aulas presenciais, como aponta Miriam Sodré, secretária geral do Sintepp Belém. A rede estadual já suspendeu e outras escolas da Região Metropolitana de Belém também, frente a uma nova onda da doença, que é reconhecida pela prefeitura da capital. O levantamento de escolas municipais com casos de covid-19 foi entregue, com provas, afirma a entidade, ao Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). Já há uma ação tramitando no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), que pode dar parecer até o dia 3.

Miriam explica que havia atos previstos em Belém para esta quinta. Mas a categoria resolveu esperar até o dia 3, data de uma assembleia dos professores da rede municipal. Até lá, a esperança é que haja uma decisão do TJPA sobre suspensão das aulas. Caso não haja resposta do judiciário, então a greve sanitária poderá ser decidida e então deflagrada. "Não temos mais como segurar essa situação. E a Prefeitura de Belém não abre diálogo com a gente", critica a secretária geral do Sintepp da capital.

Além da suspensão da rede estadual, Miriam cita que as prefeituras de Ananindeua e Marituba, com comunidades escolares menores, optaram pela suspensão também por segurança. E a Prefeitura de Ananindeua, ressalta, fez testagem dos trabalhadores, algo que a categoria de Belém tem exigido.

A Prefeitura de Belém não reconhece a legitimidade do levantamento do Sintepp e garante estar acompanhando casos. A Redação Integrada de O Liberal aguarda posição sobre os casos da Alzira Pernambuco e da Alfredo Chaves. Nesta quarta-feira (28), ao solicitar entrada em escolas para conversar com professores e mostrar as medidas de segurança sanitária, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que "....por medida de prevenção ao novo coronavírus, não está sendo autorizado a circulação de pessoas fora do quadro de funcionários dentro das escolas".

"Destacamos ainda que a secretaria vem adotando todas as medidas necessárias para a prevenção da Covid-19 nas escola em todas as fases do retorno gradual das aulas.Em cada fase do retorno, consta com a frequência reduzida de alunos, ações de desinfecção das unidades com pulverizações; tapete com hipoclorito para higienização dos sapatos na entrada e saída dos alunos; controle de temperatura com termômetro de testa infravermelho; dispenses de álcool em gel e pias na entrada das escolas, com água e sabão para higienização das mãos", afirmou a prefeitura, por nota da Semec.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM