Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Sexta-feira 13 e mercúrio retrógrado: ocasiões inesperadas podem se intensificar? Entenda

O mito sobre a data é histórica e gera preocupações por conta do período turbulento na astrologia. Entenda as origens da data

Gabriel Pires

Enquanto para alguns a sexta-feira 13 é apenas mais um dia da semana qualquer, para as pessoas mais supersticiosas a data vem carregada do medo irracional de acontecimentos caóticos. Neste ano, a data ainda tem um peso maior, pois o período em que os astros estão passando é marcado pelo mercúrio retrógrado. A crença popular vai muito além e a Psicologia nomeia o comportamento como parascavedecatriafobia. Somente no Brasil, a OMS aponta que 9,3% da população sofre da aversão, também chamada de triscaidecafobia.

Hoje é sexta-feira 13: proteja os gatinhos pretos
gatos pretos soltos nas ruas na sexta-feira 13 correm grande risco de sofrerem maus-tratos ou serem mortos

Treze filmes aterrorizantes para assistir nesta sexta-feira 13
Cercada da misticismo, a data pode ser uma boa oportunidade para assistir um longa sinistro; confira a lista

Sendo passada por gerações, o temor pela sexta-feira 13 tem sua origem no século XIV. Segundo o antropólogo João Simões, professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) — em uma entrevista anterior ao O Liberal — a morte da ordem religiosa conhecida como cavaleiros Templários (que eram vinculados à igreja Católica e lutaram nas Cruzadas) foi o motivo para originar a crença. Na ocasião, o grupo foi considerado ilegal pelo papa Clemente V e Felipe IV, monarca da França, pois o grupo desrespeitavam as tradições da igreja. Uma ordem foi enviada aos soldados do reino e a sexta-feira do dia 13 de outubro de 1307 ficou marcada pela morte brutal dos Templários.

Outra suposta origem do mito trata do Clube dos Treze. São homens se encontrava em reuniões mensais todos os dias 13 para desafiar superstições. Os integrantes do clube passavam por debaixo de escadas, quebravam espelhos e derrubavam vidros de sais.

Assista mais sobre a sexta-feira 13:

Apesar de a sexta-feira 13 provocar medo, o astrólogo Rui Paiva esclarece que, de acordo com a astrologia, situações inesperadas não se intensificam ao mesmo tempo em que ocorre o mercúrio retrógrado. “É uma crença popular baseada em fatos históricos. Por isso, para a Astrologia, é apenas mais um dia”, afirma.

Por que a sexta-feira 13 é considerada um dia de azar? Entenda o significado da data
Histórias ligadas à religião, mitologia e monarquia francesa são associadas com a origem da data; confira

Ainda assim, durante esse período astral, é comum lidar com situações inesperadas. Rui alerta para algumas situações que o mercúrio retrógrado pode causar.

“Ele afeta as comunicações que devem passar, em alguns casos, por quedas da rede. Afeta a telefonia, os correios, transportes, estradas e acessos. Aparelhos, por exemplo, podem apresentar defeitos. Entregas de mercadoria podem demorar a chegar e apresentarem defeitos crônicos. Provavelmente quem compra e liga um carro, por exemplo, nesse período, é possível ter de suportar problemas crônicos no veículo ou qualquer aparelho adquirido e ligado pela primeira vez”, diz Rui.

13 de Maio: momento de denunciar o racismo estrutural; vídeo
Eventos marcarão a sexta-feira (13) em Belém com abordagem da necessidade de igualdade racial entre cidadãos

O professor da UFPA ainda relata que as superstições fazem parte da condição humana. "Nós somos seres simbólicos e damos significado ao mundo. Partimos, sempre, de crenças, além de conhecimentos comprovados, para desenvolver nossa capacidade de sobrevivência e adaptação ao resto da natureza. As crenças populares estruturam o imaginário coletivo e social”, observa.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão de João Thiago Dias, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM