Saiba onde ficará o novo retorno da avenida Perimetral, em Belém

Intervenção é necessária devido às obras do novo viaduto que está sendo construído na interseção da avenida Dr. Freitas com a João Paulo II

Gabriel Pires

Um novo desvio está sendo aberto na avenida Perimetral, próximo à estrada da Ceasa, no bairro do Curió-Utinga, como parte das ações para melhorar o fluxo de trânsito na região. A intervenção é necessária devido às obras do novo viaduto que está sendo construído na interseção da avenida Dr. Freitas com a João Paulo II, um ponto estratégico da cidade. Até o momento, o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pela obra, não tem previsão de quando o novo desvio começará a ser utilizado.

Moradores do entorno já comentam a expectativa com as melhorias no perímetro. O vendedor Francisco Sousa, de 60 anos, conta que passa todo dia pelo trecho que está em obras e espera que o trânsito tenha melhor fluidez com a construção do novo acesso. E espera maior mobilidade para condutores e pedestres que dependem de transporte público. “Pode ser que ajude a melhorar quando fizerem o elevado. Enquanto isso, temos muito transtorno no trânsito”, comenta.

O vendedor Francisco Sousa espera que, com as obras, o trânsito tenha melhor fluidez na área. O vendedor Francisco Sousa espera que, com as obras, o trânsito tenha melhor fluidez na área. (Thiago Gomes / O Liberal)

Segundo ele, para quem precisava fazer outro retorno na avenida, a implementação de mais um acesso na via vai ajudar para “quem está de carro e moto”. “Nessa [avenida] perimetral, o fluxo de carro é muito grande. O que iria melhorar, também, é se colocassem um sinal. Pelo menos na entrada da estrada Ceasa, que ficaria bom”, completa o vendedor.

VEJA MAIS

Estado investe em obras estratégicas para melhorar o tráfego e a qualidade de vida em Belém
Construção de viadutos e abertura de avenidas prometem fluidez e segurança para a população da capital

Marituba vive dias de expectativas com andamento de obras em diversas áreas
Município, que integra a Região Metropolitana de Belém, é beneficiado com investimentos do Estado em educação, transporte e infraestrutura

Estado promove a maior reestruturação viária dos últimos 20 anos na Grande Belém
Além dos viadutos já entregues, o governo do Pará continua investindo fortemente na infraestrutura viária da região

Para quem mora no local, a mudança também pode trazer benefícios. O comerciário José Maria Rodrigues, de 60 anos, avalia que o retorno pode garantir maior segurança no local, já que, atualmente, no trecho existem alguns retornos irregulares. “É bom, mas eu acredito que ainda vai faltar um pouquinho mais de educação [dos condutores], por conta de acidentes. O trânsito no trecho é bastante pesado durante 24 horas, devido ao abastecimento na Ceasa”, afirma.

O comerciário José Maria Rodrigues acredita que as obras podem levar mais segurança para o local. O comerciário José Maria Rodrigues acredita que as obras podem levar mais segurança para o local. (Thiago Gomes / O Liberal)

Sobre a sinalização na área, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que “a referida obra é executada pelo Governo do Estado e a devida sinalização do trecho, enquanto em obras, com cavaletes e cones, bem como a criação de desvios, é de responsabilidade da empresa executora da obra”.

A Semob detalha, ainda, que o cruzamento da avenida João Paulo II com a avenida Dr. Freitas possui fiscalização eletrônica com câmeras de videomonitoramento. A autarquia reforça que fiscaliza a cidade por meio de rondas com agentes em viatura e blitz com o apoio do guincho. No caso em questão, se necessário, os agentes realizam a organização e orientação na área em obra”.

Desvio na avenida Perimetral ainda não tem data para iniciar, conforme informações do NGTM. Desvio na avenida Perimetral ainda não tem data para iniciar, conforme informações do NGTM. (Thiago Gomes / O Liberal)

Em nota, o NGTM confirmou que a obra iniciou no mês de junho e tem prazo de execução de 480 dias. "O NGTM informa ainda que os desvios no trecho e ruas adjacentes são necessários para garantir a execução da obra e a fluidez do tráfego e que os mesmos serão informados à população conforme o andamento da obra", diz o texto enviado à redação integrada de O Liberal.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM