Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Quimioterapia: água saborizada facilita ingestão de líquidos durante tratamento

Alguns medicamentos podem causar alteração do paladar de pacientes em tratamento contra o câncer, dificultando o consumo de líquidos

Fabyo Cruz

Durante o tratamento quimioterápico, alguns pacientes sentem dificuldades para beber água direito por causa da alteração do paladar que determinados medicamentos podem causar. Para melhorar a ingestão de líquidos, uma alternativa recomendada por especialistas pode ser o consumo da água saborizada, que minimiza ainda outros sintomas como náuseas e queixas gastrintestinais.

Na água saborizada é possível usar várias frutas ou um mix delas, de preferência as cítricas que têm sabor mais acentuado, explica o nutricionista oncológico Leandro Leal Monteiro. “As frutas vão auxiliar na melhora do paladar desses pacientes em tratamento oncológico que possuem alterações na percepção de certos sabores. Diferentes de um suco, somente utilizamos rodelas de limão, laranja e maracujá, algumas folhas de hortelãs e um pouco de gelo”, explicou.

VEJA MAIS

Julho Verde: campanha reforça prevenção e conscientização do câncer de cabeça e pescoço
Pará está entre os estados do Brasil com menores taxas de incidência de câncer de cavidade oral

Youtuber Technoblade falece aos 23 anos devido a um câncer e deixa mensagem aos fãs
O vídeo intitulado 'Até mais, nerds' o pai conta como o filho levou os dias vivendo com câncer em estágio quatro. E também revela o verdadeiro nome, 'Alex'

Pará teve redução de 60% na realização do papanicolau em 2020; exame previne câncer uterino
No Brasil, 20% das mulheres nunca realizaram o procedimento, que pode diminuir em até 90% casos malignos

Leandro Leal Monteiro explica que, além de adicionar sabor, os nutrientes das frutas vão para a água, que pode ajudar na hidratação em geral até de quem não está em tratamento (Ivan Duarte / O Liberal)

O especialista recomenda que os pacientes ingerem a bebida gelada para melhorar a percepção do paladar, fazendo com que as papilas gustativas da língua interpretem melhor os sabores. Com uso contínuo da água saborizada, os pacientes conseguem recuperar e minimizar os efeitos da alteração que o tratamento oncológico traz. As rodelas das frutas podem ficar dentro dos recipientes por pelo menos 24 horas, porém o ideal é que sejam consumidas em até 6 horas para que as propriedades nutricionais sejam mantidas. 

"Principalmente a vitamina C, que a gente encontra nas frutas cítricas, quando está em contato com o oxigênio acaba se perdendo rapidamente. Porém, a realidade é que na água saborizada não estamos focando tanto nas propriedades nutricionais, mas sim na recuperação desse paladar para que a gente não tenha tantas perdas nutricionais por conta do tratamento. Na quimioterapia em si, um dos principais efeitos colaterais é a alteração do paladar, isso gera uma grande perda para o paciente que é a desnutrição", ressaltou.        

Leandro conta que outro efeito colateral do tratamento é a constipação por conta da ingestão insuficiente de água. “Alguns pacientes oncológicos também têm o efeito colateral da prisão de ventre, o intestino fica mais preguiçoso por conta dos medicamentos que a gente usa no tratamento antineoplásico e alguns remédios para dores como os opióides. Por isso a hidratação é fundamental para esse paciente”, afirmou.   

Dona Esmeralda está em tratamento e reconhece que água com um saborzinho a mais facilita a hidratação (Ivan Duarte / O Liberal)

Esmeralda Deives, 62 anos, e Teotonila Laurinho, 70 anos, são pacientes do nutricionista oncológico Leandro Leal Monteiro. Em comum, elas disseram que a saborização melhora e estimula o consumo de água. “Meu filho sempre costuma fazer pra mim”, disse Teotonila.  Esmeralda diz que gosta de tomar o líquido com limão ou laranja e afirma: “Está aprovado! Essa é uma ótima dica para as pessoas em tratamento oncológico não ficarem desnutridas”. 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM