CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto conscientiza estudantes da Grande Belém sobre o risco de empinar pipa perto da rede elétrica

O Projeto Pipas será realizado em escolas de Belém e Ananindeua; confira o cronograma

O Liberal
fonte

Com o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre os riscos de empinar pipas perto da fiação elétrica, ao total, 16 escolas no Pará vão receber o “Projeto Pipas”, de 17 a 28 de junho. De forma lúdica e educativa, a ação contará com brincadeiras, gincanas, apresentações teatrais e distribuição de gibis. A iniciativa tem a parceria da Equatorial Pará e é realizada pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (Icaa), por meio da Lei Semear do governo do Estado do Pará.

O objetivo do projeto é conscientizar crianças e jovens sobre os perigos de empinar pipas próximas às redes elétricas. A iniciativa busca educar e alertar a comunidade escolar sobre os riscos de acidentes graves que podem acontecer quando as pipas entram em contato com a fiação elétrica.

VEJA MAIS

image BRT Belém: furto de fiação suspende embarques no Terminal Maracacuera e na Estação Tavares Bastos
No local, os embarques estão suspensos temporariamente, sendo realizado apenas o desembarque

image Queda de postes deixa 217 famílias sem energia elétrica em Belém
O incidente ocorreu no bairro do Tenoné, que também teve o fornecimento de água afetado

image Belém e Oeiras do Pará recebem manutenção preventiva na rede elétrica; veja datas, locais e horários
O serviço preventivo de desligamento programado tem o objetivo de aumentar ainda mais a qualidade e estabilidade do fornecimento de energia

Liane Gaby, presidente do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (Icaa), fala sobre a idealização do projeto e sua importância. "O 'Projeto Pipas' nasceu da necessidade de abordar uma questão que afeta diretamente a segurança de nossas crianças e adolescentes. Empinar pipas é uma tradição popular, mas quando feita de maneira irresponsável, pode causar acidentes sérios. Nossa missão é levar informação e conscientização de forma divertida e educativa, garantindo que essa brincadeira continue sendo segura para todos."

Ações

image Ação do dia 18/06, no Colégio Cei, em Icoaraci (Foto: Renata Maciel / Ascom Icaa)

O projeto inclui dinâmicas lúdicas para o aprendizado e conscientização sobre os perigos de empinar pipas próximo a fios de eletricidade, como jogo de perguntas e tabuleiro, roleta numérica e corrida no tapete de cores com equipes formadas. Os ganhadores das dinâmicas receberão brindes como squeezes e bombons.

Além disso, serão distribuídas histórias em quadrinhos que contam as aventuras da “Turma do Geral,” um grupo de meninos e meninas do bairro (Chorão, Carapirá, João Vítor e Noca), que adoram pipas e têm muitas dicas importantes sobre segurança nesta brincadeira para compartilhar. Haverá também uma apresentação teatral dos personagens com uma história inédita.

Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, destaca a importância de um projeto social e cultural como esse não apenas pelo entretenimento das crianças, mas também pela conscientização que é gerada.

“A Equatorial Pará é patrocinadora do projeto Pipas há alguns anos. O período de férias é o de maior incidência de acidentes na rede por conta de pipas, então, trabalhar a conscientização para o público infanto-juvenil é fundamental porque eles vão replicar dentro de casa os ensinamentos de segurança que aprenderem”, reforça Michelle.

Cronograma

O projeto iniciou dia 17 de junho em Belém e Ananindeua e segue até o dia 28, passando pelos bairros da Pedreira, Coqueiro, Cidade Nova, Agulha, Marco, Águas Lindas, Bengui, Tapanã e Tenoné.

Serviço

Projeto Pipas
Quando: Até 28 de junho
Onde: 16 escolas de Belém e Ananindeua
Horário: de 9h às 10h45

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM