CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Procissão de Corpus Christi marca devoção em Belém; confira imagens da celebração

A celebração, que é uma das mais importantes do calendário litúrgico católico, reúne milhares de devotos no trajeto que iniciou na Catedral da Sé

Gabriel Pires
fonte

Fiéis tomaram as ruas da Cidade Velha, em Belém, para participar da tradicional procissão de Corpus Christi com o Santíssimo Sacramento na manhã desta quinta-feira (30). A celebração, que é uma das mais importantes do calendário litúrgico católico, reuniu milhares de devotos no trajeto que iniciou na Catedral da Sé, no centro Belém, por volta das 08h30, e seguiu o percurso até a Paróquia Santa Luzia, no bairro do Jurunas, onde foram montados tapetes de serragem em homenagem ao Corpo de Cristo.

VEJA MAIS:

image Corpus Christi: confira como ficam os horários de ônibus para Mosqueiro com o reforço da frota
Na quinta-feira (30), sexta-feira (31) e sábado (1º de junho), a operação de ida para a ilha de Mosqueiro terá início às 8h

image Corpus Christi: paraenses vão ter calor e sol nas praias e na Grande Belém (PA), diz Inmet
Temperaturas no Pará serão elevadas, no sul do estado a sensação térmica pode chegar 38°C

image Corpus Christi: veja o que abre e o que fecha no feriado desta quinta (30) em Belém
Repartições públicas e privadas alteram o horário de funcionamento e alguns estabelecimentos adotarão, inclusive, escalas específicas para atender às demandas da população

Durante o trajeto, os participantes puderam refletir sobre o significado da Eucaristia. A procissão iniciou após uma missa na Catedral da Sé, que foi celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Na caminhada, diversos foram os devotos que puderam expressar a fé e a devoção - tanto aqueles que seguiam no trajeto quanto os que acompanhavam a celebração de suas casas.

A procissão contou com um carro enfeitando com flores, levando o Sacrário - artefato que se guarda a hóstia -, que foi conduzido por um andor junto ao arcebispo de Belém e diáconos da Catedral. Na chegada da Paróquia Santa Luzia, os tapetes coloridos confeccionados com serragem e flores, deram espaço para os fiéis. Os tapetes foram marcados por elementos que lembram a Eucaristia - representando o corpo e o sangue de Jesus Cristo. 

Eucaristia viva

Monsenhor Agostinho Cruz, Cura da Catedral da Sé e vigário geral da Arquidiocese de Belém, explica que o dia de Corpus Christi celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, como forma de recordar a última ceia do Messias com os apóstolos. "Hoje é um dia muito especial para toda a Igreja, porque ela torna pública a sua fé na presença viva e real de Jesus na Eucaristia. É de suma importância essa festa para toda a Igreja, porque Jesus fica presente através do Santíssimo Sacramento. Isto porque na hóstia está presente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Nosso Senhor", enfatiza o monsenhor.

Devoção

Quem acompanhou de perto a procissão desde o início foi a autônoma Cláudia Oliva, de 57 anos, moradora do bairro da Campina. Desde o início na missa, que foi celebrada na Catedral da Sé, ela afirmou que iria participar de todo o trajeto. Para ela, a data leva a refletir o sacrifício de Jesus com a humanidade.  "Nós, como católicos, somos muito abençoados, porque, neste dia, Cristo passeia no meio de nós. Isso, para mim, é maravilhoso. E eu sempre participo das celebrações", conta ela.

Aos 92 anos, a aposentada Paula Perdigão esperava ansiosa a procissão passar na frente da casa dela, no bairro do Jurunas. Em uma mesa montada com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré e de Jesus Cristo, a poucos minutos da chegada do Sacrário na Paróquia Santa Luzia, ela aguardava pela passagem do Santíssimo Sacramento. "Corpus Christi simboliza muita coisa. Desde o momento em que eu me entendo por gente eu sempre fui católica. Eu tenho passado por muitas turbulências, mas a minha fé é o que me move", diz a idosa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM