Belém: Porto Futuro atrai famílias no primeiro domingo de férias com sol e diversão no chafariz
Com o céu limpo e o sol forte típico do verão amazônico, o espaço recebeu dezenas de visitantes, principalmente crianças

Em meio ao calorão que faz em Belém, crianças aproveitaram o passeio no Parque Porto Futuro, para se refrescarem no chafariz instalado no local, no bairro do Reduto. O equipamento começa a funcionar a partir das 17h, e é o favorito de meninas e meninos que aguardam a água fria para aliviar o calor. Segundo a previsão meteorológica para Belém, do site ClimaTempo, a temperatura máxima da cidade foi de 33ºC, nesta tarde deste domingo (6).
Trabalhadora informal, Daniela Santos Pereira, de 39 anos, fazia a contagem regressiva para o início do funcionamento do chafariz no Porto Futuro, na tarde deste domingo. Moradora do bairro da Cremação, ela chegou com o filho Lorran, de 7 anos, por volta das 15h30, e desde então, o menino se posicionou na área do chafariz, e, de tempo em tempo, perguntava para a mãe, quanto tempo faltava para 17h, horário em que o equipamento é ligado.
"Eu sempre venho com o Lorran, acho legal. Hoje, não trabalhei, tirei folga então viemos. Ele brinca e dorme cedinho. Nós vamos por volta das 18h”, contou Daniela sorrindo. Logo que os relógios apontaram às 17h, o chafariz foi ligado pontualmente e uma legião de crianças correu para o local, entre risos e gargalhadas.
VEJA MAIS
Casal de Outeiro curte domingo em Belém com os filhos
Morador de Outeiro, o casal Ian Cruz de Oliveira, 33 anos, e Ingrid de Castro, 29 anos, levaram os filhos Bruno, de 8 anos, e Isis, de 2 anos, para o passeio no Porto Futuro. A família se programou com antecedência, levou sacolas com roupas para as crianças e até uma toalha florida para servir o lanche. Eles saíram de casa, na Ilha de Outeiro, por volta das 8h, acompanharam o último cortejo do Arraial do Pavulagem, na Praça da República, e de lá foram para o Porto Futuro.
"A gente já estava querendo fazer esse passeio há tempo. Aqui, no Porto Futuro, é a nossa primeira vez. As crianças estão adorando, a gente trouxe lanche, água, biscoitos e umas frutas porque é importante também. A gente economiza, porque aqui tudo é mais caro”, disse Ian Oliveira, servidor da Polícia Científica, no Instituto Médico Legal (IML). Ele disse que a família ficaria até próximo das 19h. “Eles já vão dormir no ônibus”, falou Ingrid, referindo-se ao casal de filhos.
A cabeleireira Natália Lobato, de 30 anos, foi para o Porto Futuro, com o marido, o vigilante Leandro Monteiro, 35 anos, e o casal de filhos, Vitória, de 9 anos e Antony, de 3 anos. “Eles gostam do chafariz, a gente veio mesmo por isso, eles ficam só esperando ele começar a funcionar”, disse Natália.
'Hoje, as crianças dormem cedo', diz mãe sobre a brincadeira no chafariz
Natália e Leandro moram em Icoaraci e também levaram lanches para os filhos. “A gente trouxe água, bombons, pipoca, coisas básicas. E aí dá uma acelerada neles e a gente dorme mais cedo. Eles descarregam um pouco essa energia, porque essas crianças têm tanta energia, é pra dar e vender. O Porto Futuro é seguro, a gente gosta de vir, poderia ter mais árvores, é muito calor, mas o chafariz ajuda com as crianças”, afirmou o vigilante Leandro Monteiro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA