CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Poliomielite: Belém segue disponibilizando vacina de 'gotinha' nas unidades de saúde

A medida foi anunciada após o Ministério da Saúde determinar que esse tipo de vacina deveria ser disponibilizado até esta segunda-feira (17)

Gabriel Pires
fonte

Após determinação do Ministério da Saúde que estabeleceu que a vacina oral poliomielite (VOP), também conhecida como “gotinha”, seria disponibilizada nas unidades básicas de saúde (UBS) até esta segunda-feira (17), Belém seguirá com esse tipo do imunizante nas UBS, conforme detalhou a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Futuramente, a imunização contra a paralisia infantil passará a ser exclusivamente com a vacina inativada poliomielite (VIP) - administrado de forma injetável -, tanto para o iniciar esquema vacinal, quanto para a dose de reforço.

"A perspectiva é que o Ministério da Saúde inicie, no segundo semestre deste ano, o processo de transição para um novo esquema vacinal, que prevê a suspensão da dose de reforço com a vacina oral, popularmente conhecida como 'gotinha'. Em vez disso, será adotada exclusivamente a Vacina Inativada (VIP), administrada por via intramuscular", detalha a nota da Sesma.

image Vacinação contra dengue deve começar na próxima quarta-feira (19/06) em Belém, estima Sesma
Programa de Imunizações do município diz que selecionou salas de vacinação de cada distrito para oferecer o imunizante

image Poliomielite: entenda a mudança da aplicação da vacinação com a ‘gotinha’ para a injeção
A partir da próxima segunda-feira (17), a vacina oral poliomielite (VOP), também conhecida como “gotinha”, não será mais disponibilizada nas unidades básicas de saúde, conforme orientação do Ministério da Saúde

image Vacina única contra covid-19 e gripe tem resultados promissores, diz fabricante
Chamada mRNA-1083, nova vacina teria o potencial de imunizar contra as duas doenças ao mesmo tempo

Também conforme a Sesma, a medida segue as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde competentes. Tudo isso, segundo a secretaria, visando garantir a eficácia e a segurança do programa de imunização contra a poliomielite.

Imunização

Na rotina de vacinação, todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas. Para as que tem menos de 1 ano, devem ser vacinadas com três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos devem receber dois reforços com Vacina Oral Poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM