Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Pará recebe 211 mil doses de vacinas contra a covid-19, nesta terça-feira (5)

São 60 mil doses da vacina Janssen, 91.900 doses da Pfizer pediátrica e outras 60 mil doses de Astrazeneca

O Liberal

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) informou que ao todo 211.900 vacinas foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao Pará, no início da tarde desta terça-feira (5). São 60 mil doses da vacina Janssen, 91.900 doses da Pfizer pediátrica e outras 60 mil doses de Astrazeneca que serão distribuídas aos 144 municípios paraenses nos próximos dias.

O imunizante da Janssen, como já se sabe, é aplicado em dose única, e o lote recém-chegado será destinado, conforme a Sespa, para a aplicação de doses de reforço em adultos. A Pfizer pediátrica será destinada às crianças de 5 a 11 anos, a título de primeira e segunda doses. 

Conforme a Sespa, desde janeiro de 2021, o Estado já recebeu 15.250.765 doses de imunizantes contra o coronavírus. Do Aeroporto Internacional de Belém, as vacinas foram levadas para o Centro Estadual de Imunobiológicos (CEI), onde ficarão armazenadas até a entrega aos 13 Centros Regionais de Saúde (CRS). Em seguida, elas serão enviadas aos municípios por via terrestre, aérea e fluvial, com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

VEJA MAIS

Nova variante da Covid-19, ômicron XE pode ser a mais contagiosa já vista e preocupa autoridades
Ela foi detectada pela primeira vez no Reino Unido

Covid-19 em Belém: equipe da Sesma responsável por vacinação pede exoneração
O pedido de exoneração inclui Cláudio Salgado, médico que esteve no cargo de diretor de Vigilância em Saúde e era um dos porta-vozes sobre a pandemia da Prefeitura de Belém

Distribuição obedece quantitativo populacional

A Sespa informou que é de praxe que cada um receba as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação atingida.

Até o momento, no Pará, 1.151.403 crianças de 5 a 11 anos estão aptas à vacinação contra a covid-19. Desse total, 279.169 crianças já tomaram a primeira dose, correspondendo a 24,25%, segundo dados do Vacinômetro da Sespa, desta terça-feira (5). 

A secretaria informou, ainda, que entre as crianças vacinadas, 40.431 foram imunizadas com a segunda dose, o que significa somente 3,51% da população a ser alcançada.

Anvisa aprova registro definitivo de vacina da Janssen contra a covid-19
Com isso, todos os imunizantes atualmente aplicados no Brasil passam a ter esse tipo de autorização

Vacinação contra covid-19: fake news têm desencorajado imunização de crianças no Pará
No Pará, menos de 4% das crianças tomaram as duas doses da vacina; especialista diz que o cenário dificulta a superação da pandemia

Astrazeneca deve ser aplicada como reforço

Sobre as doses da Astrazeneca, a Sespa recomenda que os municípios adotem estratégias para atender quem precisa completar o esquema vacinal e a dose de reforço, sobretudo, em adultos com mais de 18 anos.

O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, pediu atenção da população para a vacinação, a fim de que as pessoas completem o esquema vacinal. Até então, o Pará recebeu 4.747.205 doses da Astrazeneca; 3.544.075 doses da Coronavac; 5.401.770 da Pfizer e 216.610 da Janssen.

Em termos de cobertura vacinal, 91,44% da população paraense está vacinada com a primeira dose; 85,85%, com a segunda dose; e 17,23%, com a terceira dose.

Palavras-chave

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM